Os 22 quilômetros da ERS-020 que ligam os municípios de Três Coroas e São Francisco de Paula, na Serra, começam a ser revitalizados na próxima semana. As obras de recuperação do trecho serão realizadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) – vinculada à Secretaria de Logística e Transportes –, com menos custos em comparação às técnicas convencionais.
Para restaurar a rodovia, a EGR utilizará a reciclagem de pavimento. O processo consiste no reaproveitamento do material já existente na pista, que é complementado com pedras britadas e homogeneizado através da trituração. Na sequência, essa base receberá o revestimento de uma camada asfáltica.
“Essa técnica pode gerar uma redução de custos de até 20%, dependendo do local, sem perda de qualidade no serviço”, ressalta o secretário Juvir Costella. “O material danificado pode ser reaproveitado completamente, o que representa ainda um ganho ambiental”, acrescenta.
O contrato, que tem investimento de R$ 7 milhões, prevê, ainda, a manutenção da ERS-020 entre os km 89 e 96. O prazo para a conclusão dos serviços é de 12 meses.
Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Foto: Divulgação / EGR
19 de Novembro, 2024 às 23:56