A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, nesta semana (24), requerimento de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), que determina a realização de audiência pública para discutir os custos do frete no Brasil.
Após ameaça de greve por parte dos caminhoneiros, o governo federal definiu uma nova sistemática de ajuste da tabela de frete mínimo, cujos valores serão calculados a partir do repasse dos aumentos do diesel.
Segundo Jerônimo, o Palácio do Planalto precisa detalhar tecnicamente como funcionará a nova composição de custos para a tabela de frete. “Esse formato é novidade para todos e já deve começar a valar na próxima semana. Os diversos setores econômicos querem entender como se dará essa variação, que vai repercutir nos custos de produção”, argumentou o parlamentar. A audiência pública para discutir a nova política de preços para o frete está prevista para acontecer no dia 16 de maio, na Câmara dos Deputados. Foram convidados representantes do governo federal, lideranças dos caminhoneiros e entidades ligadas ao agronegócio.
Endividamento agrícola
A Comissão de Agricultura marcou para o dia 9 de maio a audiência pública para discutir o tema do endividamento agrícola. O debate também foi proposto pelo deputado Jerônimo Goergen e tem como objetivo detalhar as propostas para o enfrentamento da grave crise econômica enfrentada pelos produtores rurais.
Artur Hugen, com Apolos Paz/AI/Gabinete/Fotos: Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56