A delegação brasileira passará por quatro países – Japão, China, Vietnã e Indonésia – onde terá reuniões e encontros com autoridades governamentais, empresários e acadêmicos com o objetivo de promover os produtos agropecuários e aumentar a participação brasileira nesses mercados.
“Vou à China, ao Japão, que está ávido por nossos relatórios para abrir mercado para nossa carne in natura. Depois irei ao Vietnã, que tem interesse em frutas, gado em pé, soja e milho”, disse a ministra, na abertura da Agrishow, no último dia 29, em Ribeirão Preto (SP).
A comitiva terá 98 pessoas, incluindo equipe do ministério, parlamentares, empresários e representantes de associações setoriais.
Japão
A primeira parada é em Tóquio, capital japonesa. No dia 9, a ministra vai se reunir com representantes da Federação das Indústrias do Japão (Keidanren) para discutir investimentos em infraestrutura de transporte e armazenamento de grãos. No mesmo dia, terá encontros com os ministros da Agricultura, Floresta e Pesca e da Saúde.
Na sexta-feira (10), a ministra participará de evento de promoção de cafés especiais nacionais na UCC Coffee Academy, escola de barismo reconhecida em Tóquio. Cerca de 100 convidados terão a oportunidade de experimentar várias amostras, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais. Por exemplo, café 100% arábica da região de Varginha e Guaxupé, sul de Minas Gerais. A delegação irá presentear os convidados com brindes das cooperativas.
“A intenção do governo brasileiro é contribuir com as iniciativas que o setor privado tem promovido no exterior, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais. Os países asiáticos são a nova fronteira para o mercado do café”, informou, em abril, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, que acompanhará a ministra.
Em Niigata, na costa japonesa, a ministra participará, no sábado (10), do encontro com seus pares do G20, que antecede a reunião entre os chefes de Estado do grupo que ocorrerá em 28 e 29 de junho, em Osaka. O tema da reunião ministerial é “O Desenvolvimento no Setor de Agricultura e Alimentos – Novos Desafios e Boas Práticas”.
Tereza Cristina apresentará práticas sustentáveis adotadas pelos produtores brasileiros, principalmente os projetos que fazem parte da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).
Além do Brasil, o G20 é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.
China
Na China, a missão brasileira irá também divulgar na segunda-feira (13) cafés especiais – premiados internacionalmente em 2018 e exemplares vindos do Paraná - em uma cafeteria local. O mercado chinês de café é um dos que mais cresce no mundo.
A ministra ainda terá encontros com investidores no mesmo dia.
No dia seguinte (14), irá visitar a Sial China, considerada a maior feira de alimentação e agricultura da Ásia.
Tereza Cristina vai inaugurar o pavilhão brasileiro organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O pavilhão reúne 50 empresas. A ministra e a comitiva deverão almoçar comida preparada com produtos brasileiros.
Na quarta-feira (15), a delegação irá ao Huawei Exibition Hall, na capital Pequim, onde serão apresentados projetos que usam alta tecnologia para aumentar a eficiência, produtividade e reduzir desperdício na agricultura e pecuária.
A ministra e a comitiva debaterão parcerias de cooperação com universidades chinesas.
Vietnã e Indonésia
Nos dois países, a ministra terá reuniões com autoridades vietnamitas, em Hanói, e indonésias, em Jacarta, entre os dias 17 e 20 de maio. A comitiva retorna ao Brasil na terça-feira (21).
Artur Hugen, com Coordenação-geral de Comunicação Social/Foto: Divulgação
25 de Novembro, 2024 às 22:03
24 de Novembro, 2024 às 21:08