A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29) da 37ª Reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Santiago.
O CAS é um fórum de consulta e coordenação de ações regionais, integrado pelos ministros de agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Os objetivos são definir prioridades da agenda agropecuária, adotar posições sobre temas de interesse regional e articular a adoção das ações acordadas
No primeiro dia de encontro, Tereza Cristina destacou a forte atuação das cooperativas agrícolas no Brasil. "Trabalhar com a pequena agricultura, mas trabalhando muito fortemente com o sistema cooperativo, que é o que funciona, o que traz renda, o que deixa o pequeno produtor no campo. Temos lá muitos exemplos exitosos nesse campo da agricultura familiar, principalmente quando ela está envolvida com a cooperativa", disse.
A ministra também lembrou um memorando de entendimento com o Chile para permitir a compra e venda de produtos da agricultura orgânica entre os dois países. "O Brasil assinou um memorando de entendimento com o Chile sobre agricultura orgânica das pequenas propriedades de agricultura familiar para que possamos trabalhar os produtos orgânicos dos nossos países. O Chile ganha 210 milhões de pessoas e nós ganhamos 17 milhões de pessoas para os orgânicos", disse a ministra.
Entre os assuntos que serão discutidos no encontro do Chile estão as barreiras à livre circulação de mercadorias à nível inter-regional, e a cooperação técnica entre o CAS e organismos internacionais. O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Ribeiro, e o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, acompanham a comitiva brasileira.
O encontro, que acontece no Palácio de La Moneda, deve contar também com a participação do ministro de Agricultura do Chile, Antonio Walker; do ministro de Agricultura e Pecuária do Paraguai, Denis Lichi; do ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Enzo Benech; do Secretário de Agroindústria da Argentina, Luis Miguel Etchevehere e do coordenador Regional do IICA para a Região Sul, Caio Rocha.
Coordenação-geral de Comunicação Social/Fotos/Mapa/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56