O prédio do Congresso Nacional estará iluminado de amarelo de 1º a 31 de julho em alusão ao mês de conscientização sobre a luta contra as hepatites virais. A campanha Julho Amarelo foi instituída pela Lei 13.802/19 e coincide com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais em 28 de julho, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010. A iluminação especial foi solicitada pelo deputado Júnior Bozzella (PSL-SP).
De acordo com Ministério da Saúde, as hepatites virais configuram um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Segundo dados da OMS cerca de 390 milhões de pessoas no mundo têm infecção crônica pelos vírus da hepatite B e C, responsável por 95% das mortes provocadas por hepatites virais.
O Ministério da Saúde lançou em 2017 o Plano Nacional para Eliminação da Hepatite C até 2030, do qual faz parte a campanha Julho Amarelo. Entre os objetivos estão estimular a vacinação contra a hepatite B, implantar mecanismos para ampliar a rede pública de testagem e divulgar informações sobre o tratamento da hepatite C, disponível no Sistema único de Saúde.
Agência Câmara de Notícias/Foto: Agência Senado/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56