(Brasília-DF, 11/12/2019), O senador Flávio Arns(Rede-PR) publicou em sua página do Face Boock a sequinte declaração; “Em uma solenidade linda, homenageamos hoje pessoas e entidades de todo o Brasil que se dedica à proteção de crianças e adolescentes, que foram agraciadas pela Comenda Zilda Arns.
A honraria, entregue pelo Senado, carrega o nome da querida e saudosa tia Zilda Arns, que tanto lutou para promover a vida, e vida em abundância, em nosso país e no mundo.
Indicamos o Hospital Pequeno Príncipe para receber a homenagem, mais do que justa, principalmente em função das comemorações pelos 100 anos da instituição.
O HPP é uma referência no Brasil e no mundo e merece todas as honrarias. Que estes exemplos sejam sempre inspiradores para motivar brasileiros e brasileiras que lutam em todos os cantos do país para promover a cidadania e lutar para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. Parabéns e contem sempre conosco!”
Senado premia personalidades e instituições com Comenda Zilda Arns
O Senado promoveu nesta terça-feira (10) a sessão especial para a premiação da Comenda Zilda Arns. Foram condecoradas nesta primeira edição cinco pessoas e cinco instituições, indicadas pelos senadores pela sua atuação na promoção de ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente no Brasil.
O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), presidente do Conselho da Comenda, ressaltou que a homenagem é uma forma de reconhecimento público ao trabalho de pessoas e organizações que dão continuidade a atividade realizada pela fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (1934-2010).
— Ela foi um exemplo de dedicação e de amor ao próximo, sobretudo aos mais frágeis. Suas ações demonstram que para fazer o bem bastam boa vontade e o firme desejo de servir— afirmou.
As instituições homenageadas foram a Associação de Diabetes Infantil; a Casa Azul Felipe Augusto; a Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande; o Hospital Pequeno Príncipe; e o Núcleo de Amparo ao Menor.
Já as personalidades que receberam a condecoração foram Alice Thümel Kuerten, Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, José Antônio Borges Pereira, Miguel Antônio Orlandi e Tânia Mara Garib. O indicado Divaldo Pereira Franco, por motivos pessoas, receberá a comenda em outra data.
Para Miguel Antônio Orlandi, conhecido pelo seu trabalho na formação de crianças e adolescentes das periferias, muito mais que uma homenagem, no entanto, a comenda é uma forma de dar visibilidade à causa e às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
— Hoje, pode não parecer, mas vocês estão dando voz às instituições e para nós. E é uma voz que vai voltar para lá com eco, tenho certeza, para ser voz daqueles tantos e tantas de quem a voz já foi roubada. Tenho certeza de que milhões de crianças, adolescentes e jovens dependem da sensibilidade e da visão de vocês — disse.
O procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira disse que Zilda Arns foi uma grande personalidade do terceiro setor, com a Pastoral da Criança. O momento, no entanto, para Pereira, tem sido delicado para as Ongs, que, têm sido “demonizadas” perante a opinião pública. Para ele, o reconhecimento é importante para que se reverta essa imagem de organizações que desenvolvem trabalhos de extrema importância social, disse.
— Esse país não está pior do que poderia estar graças à sociedade civil organizada. Então, essa homenagem não é para mim. Essa homenagem é principalmente para o terceiro setor, que sempre foi companheiro e parceiro do Ministério Público — afirmou.
Sobrinho de Zilda Arns, senador Flávio Arns (Rede-PR), disse que, ao fundar a Pastoral da Criança em 1983, em Florestópolis no Paraná, sua tia tinha como objetivo orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básica de saúde, educação, nutrição e cidadania. O trabalho tomou grandes proporções e de, tão relevante, se espalhou. Atualmente, é realizado em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe, contou.
— Ela usava uma frase bonita em que dizia: 'Nunca devemos complicar o que pode ser pode ser feito de maneira simples'. Então, era o soro caseiro, cozinha alternativa, farmácia alternativa, farinha multimistura. Isso mudou, salvou crianças e adolescentes aos milhares no Brasil — lembrou o senador Flávio Arns.
Conheça os vencedores da Comenda 2019 | |
Alice Thümel Kuerten |
Assistente social aposentada à frente do Instituto Guga Kuerten desde 2000. Em 2011, foi eleita vice-presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina. |
Associação de Diabetes Infantil |
Reconhecida por melhorar a qualidade do tratamento disponibilizado aos diabéticos pelo Sistema Único de Saúde. Além disso, participou da criação da Lei que proíbe a venda de guloseimas dentro das escolas. |
Casa Azul Felipe Augusto | Organização da Sociedade Civil que atua por meio de atividades de incentivo à cultura, ao esporte, à tecnologia, à educação e à formação profissional, a fim de reduzir a vulnerabilidades e a superação de desigualdades. |
Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande |
Foi elevada à categoria de Paróquia Inamovível, isto é, uma Paróquia que não pode deixar de existir. |
Divaldo Pereira Franco |
Reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas. Fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, que atendem a comunidade do bairro de Pau da Lima, em Salvador (BA). |
Evangelia Kotzias Atherino dos Santos |
Atua, há mais de 40 anos, na área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e gestão, para redução da morbimortalidade infantil e na formulação e implementação de políticas públicas na área. |
Hospital Pequeno Príncipe |
Destina 70% da sua capacidade de atendimento para o SUS e se destaca em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos e tecidos. Além disso, é um tradicional centro formador de pediatras no Brasil. |
José Antônio Borges Pereira |
Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, onde sua atuação é destacada nas promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente. |
Miguel Antônio Orlandi |
Formado em Teologia e mestre em Ciências Sociais, atua nos campos religioso, social e político, buscando a transformação social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. |
Núcleo de Amparo ao Menor | Instituição sem fins lucrativos sediada em Natal (RN), onde atende mais de 550 alunos nas áreas de educação, esporte, música, informática e cursos profissionalizantes. |
Tânia Mara Garib |
Diretora de Proteção Social Básica no Ministério da Cidadania, além de Conselheira nas três esferas de governo nos Conselhos de Assistência Social, Criança e Adolescente e Direitos Humanos, atuando na defesa de políticas públicas para a criança, adolescente e juventude. |
Fonte: Agência Senado/Fotos: Geraldo Magela/AS
19 de Novembro, 2024 às 23:56