Senador Flávio Arns, manifestou em plenário satisfação pela liberação de crédito externo de US$ 118,3 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o estado do Paraná, aprovado pelo Senado Federal.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) autorizou a operação de crédito externo de US$ 118,3 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao estado do Paraná. A votação foi realizada na manhã da terça-feira (10) a partir do relatório do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A proposta foi aprovada pelo Plenário na noite de ontem (11).
O recurso se destina ao programa Paraná Urbano III, conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento urbano e melhorias de infraestrutura dos municípios paranaenses.
Foi destacado que os desembolsos devem ocorrer ao longo de cinco anos e confirmou que os requisitos básicos para o empréstimo foram atendidos, como autorização do Poder Legislativo local, a adimplência do governo estadual junto à União, a regularização do pagamento de precatórios, a observância de gastos mínimos do estado com saúde e educação e dos limites máximos com a despesa de pessoal.
Após a votação da proposta, o presidente da CAE, senador Omar Aziz (MDB-AM), deu um alerta ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, lembrando que nenhum integrante do governo procurou a comissão para tratar de um assunto tão relevante para o estado.
Fonte: Agência Senado/Foto: Artt Brand
Flávio Arns destaca o papel das Apaes em 2,2 mil municípios
O senador Flávio Arns (Rede-PR) destacou nesta semana (11) em Plenário o trabalho desempenhado pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, as Apaes, movimento surgido há 65 anos no então Estado da Guanabara. Ele lembrou que, a partir da primeira unidade, as Apaes se estenderam por mais de 2,2 mil municípios, sendo o maior movimento a favor da pessoa com deficiência do mundo.
Ao registrar a passagem do Dia Nacional das Apaes, o senador ressaltou que o símbolo da entidade consiste numa flor e duas mãos, representando apoio, proteção e orientação. Acrescentou que o movimento reúne pais, pessoas com deficiência, profissionais, amigos e voluntários da área, com um conjunto de atividades essenciais para a cidadania.
Flávio Arns também falou sobre a entrega da Comenda Dorina Nowill, na semana passada, pelo Senado, com o objetivo de homenagear quem se destaca no atendimento às pessoas com deficiência no Brasil. Dorina Nowill, ressaltou, foi uma pedagoga de São Paulo, especializada na área da deficiência visual. O senador também recordou que nesta terça-feira (10) foi entregue a Comenda Zilda Arns, homenageando pessoas e instituições que atuam na área da criança e do adolescente.
— Zilda Arns, eu a chamo de Tia Zilda, irmã do meu pai (...), foi coordenadora da Pastoral da Criança, um trabalho de 36 anos no Brasil, inclusive acompanhando, ainda hoje, um milhão de crianças em nosso país, com 160 mil voluntários — afirmou.
Fonte: Agência Senado/Foto: Jefferson Rudy/AS
19 de Novembro, 2024 às 23:56