A cúpula e o edifício principal do Senado estará iluminado até o dia 29 de fevereiro, com a cor laranja, em apoio ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A iluminação especial foi solicitada pela Recomeçar – Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília.
A data, celebrada em 4 de fevereiro, foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) – organização mundial não-governamental com sede na Suíça – para estimular pessoas e instituições a implantarem práticas fundamentais para o controle da doença, como adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.
Neste ano, o Dia Mundial do Câncer completa 20 anos. A campanha seguirá com o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), proposto pela UICC, de 2019 a 2021.
Números
Pelo menos 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Os números são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o órgão, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Os dados mostram ainda que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Por isso, a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025.
Fonte: Agência Senado/Foto: Roque de Sá/Agência Senado
19 de Novembro, 2024 às 23:56