Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

VACINA DO BRASIL: Butantan diz que Butanvac vai ser desenvolvida no Brasil, mas confirma origem da tecnologia nos Estados Unidos

Tamanho da letra A+ A-
Imagem da entrada da Fiocuz( foto: arquivo)

(Brasília-DF, 28/03/2021) O Instituto Butantan divulgou comunicado no final da tarde deste sábado informando que a Butanvac vai ser desenvolvida no Brasil, com custo baixo. A vacina vai ser feita no Brasil mas o Instituto confirma que a tecnologia vem de duas universidades norte-americanas, uma de Nova York e outra do Texas.

Veja a íntegra do comunicado do Instituto Butantan:

Comunicado do Instituto Butantan

A tecnologia da vacina Butanvac, que será fabricada com custos baixo no Brasil, sem dependência de insumo importado, usa o vírus da doença de NewCastle desenvolvido? por cientistas nos Estados Unidos na Icahn School of Medicine no Mount Sinai em Nova York. A proteína S estabilizada do virus SARS-Cov-2 utilizada na vacina com tecnologia HexaPro foi desenvolvida na Universidade do Texas em Austin.

O Butantan é um dos produtores responsáveis por desenvolver clinicamente o produto, escalonar e padronizar os processos produtivos e produzir completamente a vacina no país, consequentemente possibilitando a vacinação em massa.

O desenvolvimento da vacina está sendo feito pelo Butantan na mesma plataforma usada para a vacina da influenza, ou seja, a Butanvac empregará a mesma tecnologia utilizada na vacinada gripe. Todos os processos produtivos, desde a qualificação dos ovos embrionados, inoculação, crescimento viral, processamento e purificação viral, inativação, formulação, qualificação, controle de qualidade, produção em escala, envase, rotulagem, registro sanitário, serao realizados pelo Butantan. O que significa dizer que a vacina em desenvolvimento e que entrará em estudos clínicos é uma vacina que será produzida integralmente pelo Butantan no Brasil.

Garantimos o trabalho em conjunto com a Mount SInai e O Butantan se orgulha desta nova etapa, que trará para o país um novo insumo tão importante em um momento tão delicado de pandemia.

 

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)