( Brasilia-DF, 27/08/2021) Os “Cabeças” do Congresso Nacional representam, na definição do DIAP, os mais influentes do Poder Legislativo: aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades, como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, liderando sua repercussão e tomada de decisão. “É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, diz o DIAP..
Neste ano de 2021, a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada por 2 episódios, ambos decorrentes da Pandemia, que levou ao isolamento social. O primeiro foi a adoção do sistema remoto de deliberação, que dificulta identificar os parlamentares mais presentes nas articulações e negociações, já que estas ficam muito restritas aos líderes e relatores nesse período. O segundo foi o início da instalação das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, em meados de março, que se estendendo até abril. Esses colegiados são instâncias importantes de poder, que ajudam a identificar quem tinha prestígio para ser indicado pelas respectivas bancadas para presidir colegiado temático. Isto, entretanto, não impediu que se chegasse aos parlamentares mais influentes do ano em curso.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021.
Bancada Sulista
A Política Real que edita este Bancada Sulista destaca os congressistas dos três estados do sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Destaque para o o líder do Podemos, senador Alvaro DiasPR), que foi escolhido, mais uma vez, pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), como um dos “Cabeças” do Congresso Nacional no ano de 2021, ou seja, está na seleta lista daqueles que se destacam como os que exercem maior influência entre os 594 parlamentares.
Veja a relação dos congressistas sulistas que estão entre os chamados 100 cabeça do Congresso Nacional:
Afonso Motta (PDT-RS)
Alvaro Dias (Podemos-PR)
BOHN GASS (PT-RS)
Enio Verri (PT-PR)
Fernanda Melchionna (PSol-RS)
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Gustavo Fruet (PDT-PR)
LUISA CANZIANI (PTB-PR)
Paulo Paim (PT-RS)
Paulo Pimenta (PT-RS)
Parlamentares em ascenção
Os que estão em negrito são os novos congressista em ascenção e os outros já estavam em listas anteriores:
DEPUTADO ALCEU MOREIRA (MDB-RS)
DEPUTADO JERÔNIMO GOERGEN (PP-RS)
SENADOR LASIER MARTINS (Podemos-RS)
Senador Luis Carlos Heinze (PP-RS)
DEPUTADO MARCEL VAN HATTEM (Novo-RS)
Deputada Maria do Rosário (PT-RS)
Deputado Pedro Lupion (DEM-PR)
DEPUTADO SERGIO SOUZA (MDB-PR)
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)
19 de Novembro, 2024 às 23:56