(Brasília-DF, 28/02/2022) O presidente Jair Bolsonaro(PL) comemorou na tarde desse domingo, 27, a chegada de brasileiros e latino-americanos na Romênia que tiveram apoio das autoridades diplomáticas brasileiras na Ucrânia. Ontem, 27, no Telegram, a Embaixada do Brasil na Ucrânia fez anúncios sobre acesso de brasileiros em cidades daquele que estão naquele país a trens que estão disponíveis para conduzi-los, sem qualquer custo, para os países fronteiriços à nona de conflito.
“1- Um grupo de 39 pessoas (37 brasileiros e 2 uruguaios), que partiu de Kiev chegou à embaixada do Brasil na Romênia. 2- Estão todos bem de saúde e em segurança”, disse Bolsonaro.
Ele repassou em sua conta informações do Twitter do Itamaraty sobre o atendimento a brasileiros na Ucrânia.
“A Embaixada do Brasil em Kiev e o Grupo de Trabalho Brasileiros na Ucrânia do #Itamaraty em Brasília seguem buscando opções para a retirada rápida e segura de cidadãos brasileiros que queiram deixar a
A Embaixada do Brasil em Kiev e o GT Brasileiros na Ucrânia estão em contato com os brasileiros registrados junto à Embaixada e acompanham situações individuais.”, publicou Bolsonaro.
Veja a informação divulgada no canal Telegram da Embaixada do Brasil na Ucrânia com vista a acesso de trens que podem levar brasileiros e latino americanos inscritos na Embayxada do Brasil na Ucrânia:
RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA PARTIDA DA UCRÂNIA KIEV - Não se deve sair de casa sob nenhuma hipótese pelo menos até as 8:00 de amanhã (28/2), enquanto dura o toque de recolher. Até então não há possibilidade de embarque em trens ou qualquer outro meio de transporte.
OUTRAS REGIÕES - Recomendamos a todos que tenham condições de segurança que procurem deixar a Ucrânia por meio de trens, em direção oeste. Ainda que com alguns atrasos, os trens têm funcionado de forma bastante frequente e segura na maior parte do país. Os horários muitas vezes só são confirmados de última hora, assim que aconselhamos que se dirijam às estações centrais de trem quando não houver toque de recolher e esperem os anúncios lá.
LVIV - Recomenda-se em particular os trens diretos para Varsóvia ou Chelm (já dentro do território polonês), a Chernivtsi (possibilidade de entrada na Moldova), ou a Chop (onde há possibilidade de troca de trem com destino final na Hungria). Não aconselhamos tentar passar a pé ou de carro pelos postos de fronteira entre a Lviv e a Polônia, onde ainda há enormes dificuldades. Se forem para as estações de trem, os viajantes devem tentar ter consigo água e comida suficientes, porque as viagens até fora da Ucrânia demoram (às vezes 1 ou 2 dias, dependendo da origem), e também porque há a possibilidade de atrasos.
ODESSA - Deverá partir às 22:23 de HOJE trem em direção ao oeste, para fora da Ucrânia. Não foi definido ainda o destino exato. Interessados devem dirigir-se à estação tão logo possível, antes que comece o toque de recolher (19:00).
KHARKIV - Quem estiver em Kharkiv deve estar especialmente atento à situação de segurança local antes de deslocar-se à estação de trem. Não há informações claras sobre quando partirão trens
Todos os trens são GRATUITOS, não é necessário comprar bilhetes.
( da redação com informações de redes sociais e Telegram. Edição: Genésio Araújo Jr.)
19 de Novembro, 2024 às 23:56