A partir da zero hora desta quarta-feira entrou em funcionamento a tecnologia 5G SA no Distrito Federal. É a primeira região no país a ter a liberação da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Estará disponível, nesta primeira fase de operação, nas seguintes regiões da capital federal: Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, SIA, Taguatinga e Vicente Pires.
O sinal passa a estar disponível, mas é necessário um aparelho compatível para usufruir o serviço. A Anatel divulgou a lista de quase 70 aparelhos celulares homologados a operarem a tecnologia (confira a lista abaixo).
A agência afirma que “a homologação é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil“, e que cabe ao consumidor “verificar a aprovação do aparelho antes de adquiri-lo”. Os valores dos modelos, no mercado, variam de R$ 1,6 mil a R$ 10,6 mil.
As operadoras de telefonia vão oferecer planos de adesão variados com múltiplas possibilidades de uso. A grande vantagem do 5G não é para o uso de telefone em si, mas sim para as aplicações que podem ser viabilizadas a partir do telefone.
O 5G oferece velocidades de navegação que podem alcançar até 100 vezes mais que a rede 4G. Promete revolucionar também o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras. Será um grande salto para a produção industrial do país.
O segredo do 5G é a latência, que é o tempo de resposta para uma ação, aquele microssegundo entre o comando e a execução, o que é determinante numa cirurgia, por exemplo. Gamers sentirão uma grande mudança nessa velocidade.
Lista de aparelhos homologados pela Anatel
Xiaomi
Realme
TCL
Infinix
Nokia
Fonte: Por Samanta Sallum/Correio Brasiliense/Foto: Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56