Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

BOA NOTÍCIA: Aneel garante bandeira verde em setembro e Operador Nacional do Sistema informa que nível dos reservatórios do Sul estão com 71,8%

Tamanho da letra A+ A-
Aneel ( foto: Arquivo)

(Brasília-DF, 27/08/2022) Nessa sexta-feira, 26, a Aneel(Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a permanência do acionamento da bandeira verde para o mês de setembro.

Isso significa boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País. A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.

O que é

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica, especialmente quando as condições de geração não são favoráveis.

As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente. Antes, ele não sabia que a energia estava mais cara. Agora ele sabe e pode se programar. Se a bandeira está vermelha, ele sabe que é conveniente economizar, ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício de energia.

Nível dos reservatórios do Sudeste

O Operador Nacional do Sistema(ONS) informou que a situação dos reservatórios do Sudeste estão com uma situação, hoje, bem melhor que no mesmo mês de 2021, quando os reservatórios daquela região estavam com o nível de 16,7%

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana de 27 de agosto a 02 de setembro, indica que os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste encerrarão o mês de setembro com 48,5% do volume. Na comparação com os meses de setembro de anos anteriores, a última vez em que os reservatórios da região registraram patamar superior a 48% foi em setembro de 2013.

Com relação aos demais subsistemas, a região Norte destaca-se alcançando nível de 78,8% estimado para o final de setembro. Para o Nordeste, a expectativa é de 67,3% e para a região Sul é 71,8%.

O Custo Marginal de Operação (CMO) terá uma redução de 2,8% em todo o país, saindo de R$ 51,65 MWh para R$ 50,19 MWh. É a quarta semana consecutiva na qual o CMO deve apresentar queda e com os valores equalizados nos quatro subsistemas.

A projeção de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) para setembro foi de 69.844 MWmed, índice 1,2% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado. O subsistema que segue apresentando aumento na projeção de carga é o Norte, com estimativa de alta de 6,6% (6.764 MWmed), cenário que segue relacionado à retomada de demanda por Consumidores Livres. Para o Sudeste/Centro-Oeste, a projeção é de redução de 1,6% (40.115 MWmed), entre setembro de 2021 e de 2022. Para o Sul, a expectativa é de redução de 0,3% (11.672 MWmed) e para o Nordeste a desaceleração é de 4,8% (11.293 MWmed).

A Energia Natural Afluente (ENA) - a quantidade de água que chega em uma usina e que pode ser transformada em energia - deverá atingir, ao final de setembro, 69% da Média de Longo Termo (MLT) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Para o Sul, a estimativa é de 82% da MLT. No Nordeste e no Norte, os patamares estimados para o final de setembro de são de 66% e 77% da MLT, respectivamente.?

( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr.