(Brasília-DF, 16/10/2022) O primeiro debate do segundo turno realizado pela TV Bandeirantes em parceria com Uol e TV Cultura, assim como inserção com plataformas como o Youtube neste domingo, 16, permitiu a primeira vez que o presidente Jair Bolsonaro(PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tivessem um confronto direito. O dado positivo foi que eles não se xingaram, mas o dado negativo é que eles pouco ou quase nada falaram o que vão fazer no futuro para o nosso país. Foram três blocos e as considerações finais.
No primeiro bloco, em que o tema pandemia, educação e até segurança pública o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se saiu melhor. Houve o bloco seguinte em que foram respostas a jornalistas em que eles responderam o que quiseram, nem sempre o que eles sobre o que era questionado. No terceiro bloco, em que o tema da corrupção nos governos petistas durante o Petrolão, Bolsonaro teve melhor sucesso, Lula não conseguiu resolver bem o que foi posto além de ter administrado mal o tempo o que fez Bolsonaro entrr em temas que domina, como os “amigos de Lula”, religião, família e droga.
Nas considerações finais, cada um com 1 minuto e meio deram o recado de cada um.
Pontos de destaque
Chamou atenção o momento em que os dois ficaram muito próximos e Bolsonaro chegou a tocar em Lula, ele é bem mais alto que o petista. Bolsonaro chegou a tossir durante questionamento de Lula, o que deixou claro um nervosismo do presidente, Chamou atenção o sorriso irônico de Bolsonaro enquanto Lula fala de corrupção. Chamou atenção a fala infeliz de Bolsonaro ao associar favelados à criminalidade. A impressão geral a partir das empresas que fizeram checagem nas redes sociais é que Lula ganhou bem no primeiro bloco, houve empate no segundo bloco e Bolsonaro venceu no terceiro.
A dúvida geral é saber se as pessoas que assistiram o debate que se deu em horário nobre da TV, a partir das 20 horas, se deixaram levar sobre temas da vida real ou se temas de corrupção.
( por Genésio Araújo Jr.)
19 de Novembro, 2024 às 23:56