O deputado federal Afonso Hamm apresentou, nesta segunda-feira (21), projeto de Lei 2823/2022, que confere ao município de Esmeralda, no Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional do Tiro de Laço.
Na proposta, Hamm destaca que em Esmeralda foi realizado o primeiro tiro de laço, que deu origem aos rodeios de hoje, e que a relevância do laço para a identidade brasileira fez com que esse e suas respectivas expressões artísticas e esportivas - junto ao rodeio e à vaquejada e suas respectivas expressões - fossem reconhecidos como manifestações culturais nacionais.
O prefeito do município, João Pereira, que encaminhou o pedido ao gabinete do deputado, ressalta que o Tiro de Laço nasceu como uma brincadeira entre os afeitos às lidas do campo em 1951, em Esmeralda (às margens da BR-285, quando esse ainda era distrito de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.
Desta forma, o reconhecimento legal é apenas uma das expressões da relevância do tiro de laço, cuja maior comprovação está na paixão de praticantes e espectadores. Os eventos da modalidade unem turismo, cultura e esporte, trazendo desenvolvimento para os locais em que ocorrem.
Com informações da AI do deputado Afonso/fotos do seu arquivo pessoal
19 de Novembro, 2024 às 23:56