(Brasília-DF, 09/12/2022) Este 9 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção. Para as Nações Unidas, a corrupção é um fenômeno social, político e econômico complexo que afeta todos os países, minando as instituições democráticas, atrasando o desenvolvimento econômico e contribuindo para a instabilidade governamental.
Prevenção e transparência
Este ano, celebra-se também o 20° aniversário da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, Uncac. O tema de 2022: “20 anos da Uncac: Unindo o mundo contra a corrupção” visa fechar as lacunas que ainda existem para garantir que este seja um mecanismo realmente forte para os próximos anos.
Prevenir a corrupção, promover a transparência e fortalecer as instituições é crucial para que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, sejam alcançadas.
Para a ONU, combater este crime é direito e responsabilidade de todos. Estados, funcionários públicos, agentes da lei, representantes da mídia, setor privado, sociedade civil, acadêmicos e juventude têm um papel a desempenhar na união do mundo contra a corrupção.
Corrupção e os conflitos
As Nações Unidas alertam que o mundo enfrenta, hoje, alguns de seus maiores desafios em muitas gerações e barreiras à prosperidade e à estabilidade das pessoas. E a corrupção está entrelaçada na maioria deles.
Além de ter impactos negativos em todos os aspectos da sociedade e estar profundamente associada a conflitos e instabilidade, a corrupção compromete o desenvolvimento social e econômico e mina as instituições democráticas e o Estado de direito.
O crime da corrupção alimenta conflitos e inibe os processos de paz ao minar o Estado de direito, agravar a pobreza, facilitar o uso ilícito de recursos e fornecer financiamento para conflitos armados.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)
19 de Novembro, 2024 às 23:56