(Brasília-DF, 11/12/2022) Nesta segunda-feira, 12, no início da tarde está marcada a solenidade de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva(PT) e de seu vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin( PSB). Hoje, Lula, nas redes sociais, destacou nas redes sociais que faltam 21 dia para a posse. Ele não falou da diplomação nesta segunda-feira.
“Faltam 21 dias para a posse. A partir do dia 1° de janeiro, teremos um governo para todos os brasileiros e brasileiras. Enfrentaremos os desafios, que sabemos que serão muitos, com trabalho e responsabilidade com o povo e com o futuro. Bom dia!”, disse.
Nas redes bolsonaristas, é destacado que o ato será normal e faz parte dos ritos e que a partir da diplomação se contam 15 para um pedido de impugnação/
Veja postagens das redes bolsonaristas que marcaram este domingo:
Como será o evento
A cerimônia de diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas Eleições 2022 ocorrerá às 14h desta segunda-feira, 12 de dezembro, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na solenidade, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin receberão os diplomas que os habilitam a tomar posse nos cargos de presidente e vice-presidente perante o Congresso Nacional.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha da pessoa eleita pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas eletrônicas. Durante o evento, que marca o fim do processo eleitoral, serão entregues a Lula e a Alckmin os respectivos diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.
Toda a cerimônia seguirá as recomendações exigidas pelas autoridades sanitárias para garantir a segurança dos participantes.
Expediente no Tribunal
Conforme a Portaria TSE nº 1.131, de 1º de dezembro de 2022, na segunda-feira (12), o expediente da Secretaria do Tribunal será realizado de forma remota, com exceção dos servidores e colaboradores envolvidos direta ou indiretamente na cerimônia de diplomação. Assim, não haverá atendimento presencial ao público externo, e os prazos que se iniciem ou se encerrem na data ficam automaticamente prorrogados para o dia útil subsequente.
(da redação com informações de redes sociais e assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)
19 de Novembro, 2024 às 23:56