Interditada desde a última segunda-feira (5), a Serra do Rio do Rastro, na SC-390, foi liberada nesta segunda-feira (12), por volta das 12h30. A informação foi divulgada pela PMRv (Polícia Militar Rodoviária).
Segundo a PMRv, a previsão de liberação ontem segunda) foi cumprida e é resultado do trabalho das equipes de manutenção da Defesa Civil e SIE-CRSUL, que seguem no local, monitorando eventuais novos deslizes, dependendo da contribuição climática.
O comandante do Posto 10, Sargento Cantelli, afirma que a reabertura da via foi adiantada para o meio-dia. “Os engenheiros disseram que vai dar para antecipar a liberação”, informa.
Até a manhã desta segunda-feira, os motoristas eram orientados a utilizar a rota alternativa pela Serra do Corvo Branco. A PMRv ainda aconselha que os motoristas “tenham o máximo de atenção” no km 410 da rodovia, “pois o trânsito ficará em meia pista e ainda há possibilidade de ocorrer queda de pedras do paredão”.
A SC-390 foi interditada devido um deslizamento de barreira que aconteceu durante a noite do dia 5 de dezembro, por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado na última semana.
A pista foi limpa, porém, a equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Defesa Civil e PMRv apontavam alto risco para novas ocorrências.
Segundo os órgãos, foi notada a grande permanência de pedras soltas no paredão. Além disso, a estrutura de concreto, responsável pela contenção da encosta, também havia sido totalmente danificada.
DA Redação, com informações do site www.saojoaquimonline Foto: Mychell Legnaghi
19 de Novembro, 2024 às 23:56