(Brasília-DF, 16/03/2023) Na manhã desta quinta-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Foz do Iguaçu(PR), participou, como agendado, da posse da nova diretoraia da Itaipu Binacional. Enio Verri, então deputado federal do Paraná, assumiu o cargo. O presidente do Paraguai, Mário Abdo, também participou do evento na sede da companhia.
“A Itaipu voltará a colaborar ativamente com o Governo Federal, com os recursos e a reconhecida excelência técnica dos seus empregados e empregadas para fortalecer as políticas sociais de inclusão e combate a toda forma de desigualdade.”, disse Verri.
Verri destacou, com retórica, a vitória de Lula seu correligionário.
“Sua vitória, Presidente Lula, devolve a esperança, que venceu o medo mais uma vez. A democracia derrotou o ódio. Fora da democracia, é o império da barbárie. Por isso, vamos em frente, com fé, esperança e fraternidade! A construção do futuro que queremos já começou!”, disse.
Verri, em discurso, disse que se comprometia dom política do Governo Lula de apoio aos povos originários.
“Como diretor-geral brasileiro de Itaipu, me comprometo com a política do Governo do Presidente Lula de resgatar a dignidade e os direitos inalienáveis dos povos originários para garantir todos os direitos às comunidades indígenas da área de influência da usina.”, disse.
Lula em discurso na posse de Verri
Ele disse que Itaipu vai colaborar para o desenvolvimento do Brasil.
“Reitero o compromisso central do Governo Lula: fortalecer o papel estratégico de Itaipu no desenvolvimento. Queremos participar ativamente e subsidiar políticas do Governo Federal, em parceria com os governos estadual e municipais do Paraná.”, disse.
Verri salientou o papel de Itaipu para o desenvolvimento do Paraná, também.
“Presidente Lula, seu governo plantou em Foz do Iguaçu as tamareiras do conhecimento e do saber: o Parque Tecnológico Itaipu, que emergiu de uma parceria com o Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste; a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a UNILA; e o IFPR.”, disse.
Verri destacou que Itaipu é uma vitória da diplomacia, em diz do presdiente Abdo, do Paraguai, presente.
“Falar de Itaipu é falar do triunfo da diplomacia. Itaipu é a materialização do espírito de duas nações soberanas dispostas a inaugurar um novo ciclo no relacionamento entre seus povos.
Muito feliz de estar nesse momento e iniciar o trabalho que faremos na Usina Itaipu Obrigado, presidente”, disse.
LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou o encontro com Mário Abdo, presidente do Paraguai, falou de nova ponte, disse do encontro com a família Arruda que sofreu a perda por assassinato em caso de ódio político. Ele ressaltou que avaliava que Enio Verri era o melhor nome para Itaipu, neste momento.
“Encontrei hoje em Foz do Iguaçu a família de Marcelo Arruda, covardemente assassinado por um ódio que não podemos aceitar. Minha solidariedade a sua companheira, Pâmela Silva, e seus filhos, que carregarão a memória e o orgulho do seu pai.”, disse.
Lula disse que Verri tem os predicados certos para o cargo.
“ Quando comecei a pensar em como escolher o presidente de Itaipu, queria uma pessoa que conhecesse da administração pública, e o Enio conhecia. Que tivesse noção de economia, e ele é doutor na área. E que tivesse consciência social. Essa pessoa era o Enio Verri”, disse.
Lula ressaltou o fato de que é fundamental que os países vizinhos, numa sinalização ao Paraguai, também tenham prosperidade estando ao lado do Brasil.
“Um país do tamanho do Brasil tem que combinar o seu crescimento econômico com o crescimento econômico de seus vizinhos. Não é possível pensar em um país rico cercado de países pobres. Precisamos viver em paz, para nunca vivenciarmos um continente com guerra entre nações.”, disse.
Pose de Lula com Verri a Abdo
Lula defendeu que o continente viva em paz e defendeu a Unasul.
“Que nosso continente fale em paz, nunca mais em guerra. Que fale em educação, direitos para os povos quilombolas e indígenas. Volto à presidência com a firme missão de reorganizar a Unasul. Temos o direito de crescer enquanto continente e distribuir esse crescimento com o povo.”, disse.
O presidente Lula disse que vai retomar a Universidade Unila, voltada para a América Latina e que estaria abandonada.
“Sobrevoei hoje a Unila, uma universidade que criamos para que tivéssemos um currículo latino-americano. E fiquei muito triste quando passei agora, porque parece um prédio abandonado. Parece que nada foi feito depois de eu ter deixado a presidência. Nós vamos reconstruir a Unila.”, disse.
Ele informou em rede social que combinou com o presidente do Paraguai a construção de duas novas pontes entre os países.
“Conversei com o presidente Marito Abdo sobre a construção de duas pontes entre o Brasil e o Paraguai, inclusive o corredor bioceânico, o acordo entre Mercosul e União Europeia e a cooperação entre nossos países, da qual Itaipu é o maior símbolo.”, disse.
( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr.
19 de Novembro, 2024 às 23:56