Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

JUROS SOB PRESSÃO: Décio Lima, do Sebrae, diz que manutenção da taxa Selic em 13,75% é uma insensibilidade com os micro e pequenos empresário

Tamanho da letra A+ A-
Décio Lima falou firme( foto: Imagem do Twitter)

(Brasília-DF, 22/06/2023) O presidente do Sebrae, Décio Lima, no dia seguinte a decisão ainda não de toda compreendida pelo mercado do Copom de manter a taxa Selic em 13,75% sem indicação de queda disse que é uma falta de sensibilidade com os pequenos empresários esta situação. Ele entende que o BC está jogando contra a retomada do crescimento.

“Manter taxa de juros em 13,75% é injustificável. Falta sensibilidade com os pequenos empresários. Tem dinheiro p/emprestar no mercado, mas se os pequenos forem pegar emprestado com essa taxa atual, vão falir, será uma questão de tempo. O BC está jogando contra a retomada do crescimento”, disse.

Mais

O coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua,  falando a Agência Sebrae, explica que a Selic é uma taxa básica (mínima) e que para os pequenos negócios, a taxa média está em 35% ao ano: “Esses valores praticados são um impeditivo para o empreendedor acessar o crédito”.

Beviláqua sugere que os empreendedores procurem orientações para a tomada de decisão. Além disso, é importante estar atento à gestão financeira da empresa, à organização dos processos e ao controle de estoques, que pode ajudar a ter um fluxo de caixa saudável e ter subsídios sobre a requisição de empréstimos. “Todo crédito tomado hoje se torna uma dívida que será paga ao longo do tempo. Por isso, deve ser muito bem planejado”, explicou.

(da redação com informações de redes sociais e assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)