Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Lula propõe criação de Parlamento Amazônico para defender a floresta

Tamanho da letra A+ A-
O presidente Lula chega a Colômbia para encontro com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, na Reunião Técnico-Científica da Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, neste sábado (8/7), do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, em Letícia, na Colômbia, cidade na região de tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.

Lula comemorou os resultados que apontam a queda no desmatamento da Amazônia brasileira no primeiro semestre de 2023, reiterou o compromisso do governo em zerar o desmatamento até 2030 e disse que os demais países amazônicos deveriam se juntar ao Brasil nesse empenho e assumir o protagonismo de proteger a floresta.

Lula propôs a constituição do “Parlamento Amazônico”, envolvendo as comunidades locais na participação da construção de políticas mais sustentáveis. O presidente defendeu também a necessidade de se estabelecer um comitê de especialistas da Amazônia para gerar conhecimento. “A formação de rede de contatos entre instituições de ensino e pesquisa contribuirá para a criação de oportunidades para a nossa juventude”, apontou o brasileiro.

Após cinco anos consecutivos de alta, a área sob alerta de desmatamento na Amazônia teve uma queda de mais de 33% no primeiro semestre de 2023, segundo dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora alterações na cobertura florestal. Lula aproveitou o encontro para voltar a cobrar a participação dos países ricos no aporte do fundo de transição energética para os mais pobres.

O brasileiro deve usar usar os dados para cobrar mais empenho dos países da União Europeia, tanto no repasse dos US$ 100 bilhões para os países em desenvolvimento do fundo de combate às mudanças climáticas estabelecido no Acordo de Paris, em 2009, quanto o empenho deles para se alcançar o acordo de livre comércio com o Mercosul.

Para Lula, os oito países amazônicos — Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela — têm dois desafios, um institucional, no fortalecimento da organização do tratado de cooperação amazônica, e um político, na construção de uma nova visão de desenvolvimento sustentável para a região.

“Cuidar da Amazônia é um privilégio e uma responsabilidade. Cabe a nós decidirmos como dar uma vida digna para nossa gente e preservar nossa floresta e biodiversidade. A Cúpula de Belém será uma oportunidade para os oito países amazônicos assumirem o protagonismo na busca por soluções compartilhadas”, disse Lula no encontro.

Fonte: Correio Braziliense – Fotos: Cláudio Kbene/PR) – Postado por RepórterArturHugenBrasil

O presidente Lula no encontro com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, na Reunião Técnico-Científica da Amazônia, veja foto abaixo: