A semana iniciou com novidades para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul, foi realizada uma reunião pela deputada federal e membro da Comissão sobre Obras Paralisadas e Inacabadas, Geovânia de Sá, reunindo autoridades de Timbé do Su reunião l como o prefeito Roberto Biava, a presidente da Câmara de Vereadores Renata Rovaris Biava, secretário de Estado do Meio Ambiente Ricardo Guidi, deputado estadual Tiago Zilli, deputado estadual José Milton Scheffer, o superintendente Regional do DNIT/SC, Alysson Rodrigo de Andrade, coordenador de Engenharia Terrestre do DNIT/SC, Izaldo Carlos Kondlatsch e o coordenador substituto de Engenharia Terrestre do DNIT/SC, Névio Antonio Carvalho. Também estiveram presentes mais de 80 autoridades e representantes da região, imprensa e população em geral.
O encontro teve como motivação as obras da Serra da Rocinha e agilidade para finalização da mesma. A deputada Geovânia de Sá iniciou falando sobre a importância da BR 285 para a região e explicou como a Comissão sobre Obras Paralisadas e Inacabadas pode contribuir. “Acompanhamos, monitoramos para então encontrarmos soluções para as obras serem concluídas. Sabemos da importância desta pavimentação, trará benefícios econômicos em diversas áreas, por isso cobramos esta agilidade. Esta obra é uma prioridade para a bancada do Sul, pois é o corredor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul até o porto de Imbituba/SC”.
O prefeito Betinho prepara Timbé do Sul para a nova era após a pavimentação. O município já sente a mudança e pede agilidade nesta conclusão. “Somos cobrados diariamente para que a pavimentação em solo catarinense seja finalizada. Agradecemos a presença de todos para que esta visitação técnica traga agilidade para a conclusão que trará benefícios não só para o nosso município, mas todos os outros que utilizarão da BR 285, pois é um corredor bioceânico. É uma luta conjunta da região”.
Após as autoridades da bancada defenderem a agilidade nas obras, o superintendente Regional do DNIT/SC, Alysson Rodrigo de Andrade explicou sobre a obra da BR 285, recursos e os desafios que a equipe passa. “Hoje temos 92% concluído no lado de Santa Catarina. Tivemos problemas com o reajuste do aço e foi necessário encontrar o equilíbrio para dar continuidade. Passamos por intempéries, fazendo com que haja atraso no planejamento da obra. Contudo, estamos buscando formas de agilizar”.
O superintendente também mostrou sobre os materiais utilizados na obra, os pontos críticos e o orçamento, dando uma previsão para a conclusão: “Conforme o planejamento e cronograma, caso não haja intempéries, como a de março deste ano em Timbé do Sul, queremos entregar esta obra em março de 2024. Confiamos na empresa e nos prazos. Somos o estado que está em 1º lugar em contrato de construções e a finalização da obra da BR 285 é uma das nossas prioridades”, relatou Alysson.
Com a novidade, o encontro foi finalizado com considerações sobre a importância da obra para todas as áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Logo após, as autoridades realizaram a visitação técnica até a divisa dos estados conferindo o andamento da obra.
Rodovias
Outro item importante que não consta no relato dessa matéria, mas durante a fala do Superintendente do DNIT de SC, ele comentou sobre trechos que o DNIT está interessado em assumir. Ele comentou sobre o trecho que abrange Turvo, Ermo (continuação da BR-285 até a BR-101); A BR-163 na região de Itapiranga e também manifestou interesse na BR-438 entre São Joaquim e Bom Jesus, comentou que os “estudos já denotaram para federalização”, e o DNIT está interessado.
Os desafios ainda são gigantes, mas vindo do próprio Dnit o interesse pela rodovia trata-se de mais um fator extremamente relevante que vem a somar há muitos esforços que vem sendo feitos ao longo de anos para viabilizar a integração do RS e SC. Temos que inaugurar a Ponte agora e focarmos com mais intensidade na conclusão desse trecho.
Fonte: AI – Prefeitura de Timbé do Sul – Fotos – Divulgação – Postado por reporterarturhugenbrasil
19 de Novembro, 2024 às 23:56