Gramado é o mais importante polo turístico do país. Realiza seu Festival de Cinema, iniciado nos anos de chumbo e passou por enormes desafios para chegar aos 51 anos de muito glamour. Cinderelas, Princesas ou Rainhas e Reis da dramaturgia nacional, curtindo o momento único de levar um Kikito ou troféus, como o mais importante do Cinema Brasileiro, o Troféu Oscarito.
Desta vez levou, “in memoriam”, o troféu a consagradíssima atriz Lea Garcia, que Deus a levou na madrugada da última terça-feira. “Minha mãe morreu no glamour, ela está aqui, por isso eu fiz questão de receber essa homenagem por ela. Léa vive!”. Foi com essa frase que Marcelo Garcia, seu filho, afirmou que “O show não pode parar, ela deixou um legado para muitos artistas, e muitos que estão só começando. Se estivesse neste palco ela diria uma coisa: Não desistam!”, concluiu. A atriz Laura Cardoso, que dividiria com Léa recebendo a mesma honraria, será homenageada na sexta-feira, dia 18 de agosto.
Como bem frisou o prefeito Nestor Tissot, “Gramado tem um povo acolhedor. Tem no seu DNA o bom atendimento a todos que nos visitam. Temos uma gastronomia exuberante, farta de qualidade, um comercio interativo, uma hotelaria deslumbrante, nossos eventos que se destacam mundo afora e uma natureza indescritível”. Portanto, sejam todos bem vindos”, afirmou Nestor na abertura do Festival.
A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, disse que o evento divulga “nossa cidade para o mundo. Estrelas e Astros do Cinema e do Áudio Visual Brasileiro estão aqui em Gramado, curtindo, exibindo seus filmes, debatendo cultura e o Áudio Visual. É um espaço democrático, onde as pessoas vêm para Gramado para entender que a 7º Arte é um mercado fantástico”.
Já a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembrou que a “nossa diversidade de ter um país gigante, com tantas influencias culturais, tecnológicas, sobrevivências diferentes, nos liberta”.
A última noite de exibições para curtas e longas brasileiros concorrentes ao cobiçado Kikito, foi nesta quarta(17). A sexta (18) terá, na sessão da tarde, o longa gaúcho “Hamlet”, de Zeca Brito, como último filme exibido em competição, e o documentário “Luis Fernando Veríssimo”, de Luzimar Stricher, finaliza a exibição da mostra competitiva. Os vencedores do 51º Festival do Cinema de Gramado, serão conhecidos na noite de sábado.
Da Redação com informações da AI – Prefeitura – e apoio direto de Gramado de Leonel Dinnebier - Fotos: Pressphotos – Edição por reporterarturhugenbrasil
Nas fotos abaixo: Marcelo Garcia entre outras, como a da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e o clima do evento:
19 de Novembro, 2024 às 23:56