Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Amures completa 49 anos neste dia 10 de agosto

Tamanho da letra A+ A-
Sede da Amures, construída em Lages

Fruto do anseio de um grupo de abnegados prefeitos, a Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures foi fundada em 10 de agosto de 1968 e hoje, tem atuação num território com área de 16.085,355 Km2. Ao completar 49 anos de existência, esta associação de municípios reafirma sua posição de ser referência em defesa dos 18 municípios da Serra Catarinense.

Tendo como missão o trabalhar em prol dos municípios visando o melhorar a capacidade administrativa e executiva das prefeituras, promovendo o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento sustentável da região, a Amures preserva valores como a ética, transparência, qualidade, espírito de equipe e o respeito ao cidadão.

“Os municípios não se veem sem a Amures. A instituição se tornou uma âncora do desenvolvimento regional, uma engrenagem que move especialmente os pequenos municípios que são os que mais precisam da estrutura técnica e da visão estratégica”, afirma o presidente da entidade, prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier.

Com uma área correspondente a 16,87% do território catarinense, a Amures é a maior associação de municípios em termos territoriais e sua visão é o fortalecimento das administrações municiais, a defesa dos interesses coletivos, a cooperação intergovernamental e a promoção dos fóruns regionais.

Luiz Carlos Xavier salienta que cada prefeito é como uma engrenagem na Amures e que foi graças aos ex-presidentes, prefeitos e colaboraores a instituição manteve sua solidez e seriedade com a coisa pública. “Nosso maior desafio é continuar esse processo e aperfeiçoar o atendimento aos municípios. Algo que a Amures vem fazendo com excelência”, frisa o presidente da Amures.

Conquistas da Amures em 2017

Turístico 

Região entrou para o Mapa do Turismo Brasileiro em 2017 do Ministério do Turismo. É a primeira região de Santa Catarina a concluir o cadastramento de informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios foram inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Visitas técnicas

Serra Catarinense. O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier acompanhou grande parte das visitas cujo objetivo foi estreitar diálogo entre prefeitos e a associação de municípios com vistas a auxiliar ainda mais os prefeitos no início de mandato.

Projetos de engenharia

2017 começou com muito trabalho da equipe de engenharia da Amures. Projetos de calçadas e passeios públicos, praças, pavimentações, pontes, portais e unidades de saúde são algumas das demandas geradas e atendidas a custo zero aos municípios. Para atender as urgências do Fundam foram contratados mais profissionais e hoje a Amures mantém ritmo acelerado na produção de projetos.

Crescendo Juntos

O Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais, denominado Crescendo Juntos do governo de Santa Catarina teve participação decisiva da Amures. Foram identificadas prioridades regionais em cinco eixos de ações estruturantes cujo propósito do governo é promover o desenvolvimento focado na redução das desigualdades regionais, em relação à outras regiões de Santa Catarina.

Capacitações

Nesta área a Amures mantém várias frentes de trabalho, pois treinar e preparar os servidores é uma de suas missões. Como a capacitação de Prevenção de Desastres Naturais, treinamento de operação da Betha Sistemas, capacitação Tributária com foco em tornar a arrecadação mais eficiente, reciclagem e curso voltado às equipes de engenharia dos municípios, Seminário sobre Marco Regulatório, Conferências Municipais de Assistência Social, Seminário Regional de Turismo, Ciclo de Estudos do Tribunal de Contas, capacitação para Gestores de Portais dos municípios dentre outros.

Conserra

Graças a uma iniciativa da Amures foi legalmente constituído em 2017, o Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra. A entidade tem objetivo de fomentar e estimular o turismo na região. Hoje presidido pelo empresário Daniel Camargo Klein, o Conserra já possui estatuto próprio, regimento e toda normativa para atuar inclusive com parcerias público-privado.

Apoio

Os Fóruns Regionais sempre foram objeto de atenção especial da Amures. Através do Consórcio Serra Catarinense – Cisama e do Fórum de Educação foi implantado o Plano de Gestão da Educação nos 18 municípios. O Colegiado de Assistência Social, também passou por reestruturação para implantar as políticas públicas da área em todos os municípios. Da mesma forma o Fórum de Assessores Jurídicos e Procuradores e o Consórcio de Saúde tiveram ações estratégicas. O primeiro orientando os novos prefeitos para o início de mandato e segundo, com uma compra consorciada de medicamentos promovendo economia de até 70% em determinados produtos. O apoio da Amures em feiras e eventos dos municípios foi marcante, como na Festa das Hortaliças em Urubici e nos aniversários de Correia Pinto, Otacílio Costa e Palmeira.

Levantamento

O acompanhamento de sinistros também é foco da Amures. No levantamento dos municípios atingidos pelas enchentes deste ano apontou que mais de 48 mil pessoas foram impactadas pelas fortes chuvas em toda Serra Catarinense. Para restabelecer a situação de normalidade seriam necessários R$ 44.691.644,00.

Meio Ambiente

O movimento municipalista sempre foi uma das bandeiras da Amures. E foi através da adesão de outras associações de municípios que a Amures liderou o processo de licenciamento para atividades de lavra a céu aberto por escavação, usinas de britagem e outras, destinadas, exclusivamente, à construção, manutenção e melhorias de estradas municipais, estaduais e acessos internos em áreas rurais. Ação que beneficiou os 295 municípios de Santa Catarina.

Movimento Econômico

O setor pode ser considerado o coração dos municípios. Ao longo dos últimos anos, a Amures tem recuperado em média R$ 800 milhões anuais de Valor Adicionado, com ações de recursos junto à secretaria de Estado da Fazenda. Dinheiro que não estava computado em declaração, sonegação e erros de declaração.

Artur Hugen, com informações do AI da Amures, Oneris Lopes/Fotos: Divulgação