Os Governos Federal, de SC e RS continuam sem olhar para a região serrana catarinense e gaúcha. Há mais de 40 anos, o povo que mora nas localidades que integram este trajeto continuam sua luta e a própria sorte, ou melhor, a cada dia vencendo desafios, para produzir e melhorar as estradas para escoar os diversos produtos que precisam chegar ao seu destino.
Recentemente foi construída e começou a servir essa população tão sofrida com as intempéries de frio e chuvas, a ponte das Goiabeiras. Já é um grande alento, mas as estradas são as piores do país, talvez, só a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho sofra os mesmos percalços e entraves burocráticos para que fiquemos a mercê desse descaso, inconsequente.
Desde 1993 que precisamos de pavimentação e construção de pontes no “Caminhos da Neve”. Em pleno ano de 2023 não tem cabimento que a produção ainda a ser escoada, passe por dentro de um rio, o Rio dos Touros, no RS, numa passagem molhada. Precisamos continuar cobrando investimentos entre Bom Jesus e São Joaquim.
O caso ocorrido ontem (22) que um Caminhão quebrou o cardam devido à precariedade da subida, e interrompeu o trânsito até a tarde de hoje é uma prova de que o Ministério dos Transportes, através do Denit, precisa agir imediatamente. “Rogamos, apelam moradores e produtores rurais integrantes do grupo BR-438 que precisamos fazer de tudo para termos a ajuda dos políticos e potencializar o pleito para implementação de uma ponte de concreto com duas pistas no Rio dos Touros.
Esse é o exemplo do que podemos fazer são as fotos que compartilhamos aqui no grupo. Não podemos deixar escapar nenhum pneu furado. Serão necessários mais de R$ 180 Milhões de investimento para interligar Bom Jesus e São Joaquim com asfalto e pontes de concreto. Fatos como esse que aconteceu ontem e hoje ajudam a sensibilizar os Deputados, Senadores, Ministérios dos Transportes e Dnit.
Da Redação – Fotos: divulgação – Edição: Jornalista Artur Hugen
Veja mais fotos abaixo:
19 de Novembro, 2024 às 23:56