O mês de maio já mostrou que frio está chegando com a formação de geada durante a noite desta terça-feira (14) e amanhecer de quarta-feira (15), com os termômetros marcando a mínima de -0,9°C no Vale do Caminhos da Neve, a 3 km do centro de São Joaquim.
Embora com uma nebulosidade acentuada, a geada se formou em pequenas áreas do vale e em pontos urbanos de São Joaquim. A geada também foi evidente em diversos municípios da Serra Catarinense e do Meio Oeste catarinense e nos campos de cima da Serra no Rio Grande do Sul.
A geada foi ocasionada pela entrada de uma massa de ar frio e seco que trouxe temperaturas baixas e até mesmo negativas para essas áreas. Essa massa de ar frio ainda pode trazer a possibilidade de mais uma geada para a madrugada de quinta-feira. Já para o final de semana, tudo indica que será de frio e chuva.
Essa foi a segunda geada do mês de maio e a sétima do ano de 2024, que já obteve três marcas de temperaturas negativas. O Frio intenso também atingiu os Campos de Cima da Serra no Riuo Grande do Sul, com registros em São José dos Ausentes e Bom Jesus, entre outros municipios da região.
Chuvas em Santa Catarina
No estado de Santa Catarina vários municípios sofrem com as chuvas, com o alagamento de cidades, como Araranguá, Sombrio, Criciúma, Tubarão, no sul do estado e quedas de barreiras na Serra do Rio do Rastro e outros pontos da Serra. Já no norte catarinense as chuvas atingem Rio do Sul, Blumenau, Gaspar e Vale do Itajaí trazendo precupações aos moradores e a Defesa Civil, em razão das fortes cheias do Rio Navegantes que devastaram a região nos anos 70 e que voltam a causar alagamentos em diversas cidades da região.
De acordo com o Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a tarde deste sábado, 18, foi de chuva em todas as regiões, ocorrendo com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Desde a última quinta-feira, 16, a equipe da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) monitora a aproximação de chuvas persistentes e volumosas, apresentando risco moderado a alto de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos e inundações.
Rio do Sul: município registra alagamentos pontuais. Há informações de transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Os bairros mais atingidos por alagamentos até o momento foram: Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão. Houve uma queda de muro no Bairro Barragem colocando uma residência em risco. Até o momento seis abrigos foram abertos. Confira abaixo os abrigos abertos:
– Salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Taboão;
– Salão da igreja da comunidade São Sebastião, no bairro Bela Aliança;
– Salão da comunidade evangélica Luterana, no bairro Bela Aliança;
– Sociedade Atiradores, no bairro Bela Aliança;
– Sede do Lions Clube, no bairro Progresso;
– Salão da comunidade São José Operário, no bairro Laranjeiras.
Florianópolis: As chuvas da madrugada deste sábado, 18, alagaram a obra de um hotel no bairro de Canasvieiras, causando danos no muro de divisa entre edificações e vazamento de gás. Os Bombeiros Militares foram acionados e as pessoas que estavam no hotel foram realocadas em outro local pelo proprietário, sem maiores danos.
Blumenau: informa ocorrências pontuais, como queda de árvores e alagamentos devido um entupimento na rede pluvial.
Apiúna: Com as chuvas deste sábado, houve registro de queda de barreira em uma residência, sem feridos. A residência foi evacuada. Há também registro de alagamento de duas estradas no interior do município.
Botuverá: informações sobre queda de barreiras e alagamentos.
Nas próximas horas, especialmente entre a noite de sábado, 18, e madrugada de domingo, 19, a frente estacionária deve avançar para Norte como frente fria. Assim as chuvas ocorrem de forma moderada a forte em áreas do Centro e Norte de Santa Catarina, incluindo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
As temperaturas seguem baixas, variando entre 5°C e 12°C na Serra e entre 10°C e 16°C na maioria das regiões, com exceção de pontos do Meio-Oeste e Planalto Norte, onde variam entre 15°C e 18°C. Os ventos apresentam fraca intensidade, sem direção predominante.
A partir do final da madrugada de domingo, 19, a frente fria se afasta em direção ao Paraná e ao oceano, a chuva então perde intensidade. O céu permanece fechado no período da manhã e não se descarta a possibilidade de chuva fraca ou garoa principalmente nas regiões entre o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e a região da Grande Florianópolis. Já na segunda-feira, 20, a previsão é de sol e tempo firme em todas as regiões catarinenses.
Fonte: Da Redação com informações do São Joaquim Online - meteorologista Coutinho - Climaterra e Secom-SC– Imagens: Mycchel Legnaghi e SCecom-SC– Edição: jornalista Artur Hugen
Confira abaixo mais imagens de geada e alagamentos em Rio do Sul-SC
19 de Novembro, 2024 às 23:56