A Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul visitou, na tarde desta quarta-feira (22), a Base Aérea de Brasília. O convite foi feito pela Aeronáutica, para a comissão conhecer mais de perto a campanha Todos Unidos pelo Sul. Além dos senadores do Rio Grande do Sul – Paulo Paim (PT), Hamilton Mourão (Republicanos) e Ireneu Orth (PP) –, também acompanhou a visita o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Para o presidente da comissão, Paulo Paim, a visita foi emocionante. Ele relatou que o galpão da Aeronáutica tem “toneladas e toneladas” de doações para o Rio Grande do Sul. Na visão do senador, a Força Aérea Brasileira (FAB) ajudou a salvar vidas com sua campanha e com o transporte de donativos para atender os gaúchos desabrigados.
Paim disse que a condição em seu estado é como uma situação de guerra. Ele destacou o fato de as doações chegarem de todos os estados, em uma onda nacional de solidariedade.
— Vida longa à Aeronáutica, ao Exército, à Marinha, aos bombeiros, aos voluntários, a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estão lá ajudando a nossa gente — declarou Paim à TV Senado.
A comissão deve viajar ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23). Paim informou que o transporte será feito pela Aeronáutica e o avião pousará em Canoas, na Grande Porto Alegre, região bastante atingida pelas inundações. De acordo com o senador, a comissão deve visitar centros de acolhimento em Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre. Ele ainda disse ter certeza da reconstrução do Rio Grande do Sul e afirmou que o momento é de união.
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou que todo o aparato da Aeronáutica está concentrado na atuação do socorro ao Rio Grande do Sul. Na visão do comandante Damasceno, a reconstrução do estado vai demandar a união de vários segmentos da sociedade. O comandante garantiu que a Aeronáutica, com sua área de engenharia, estará à disposição do estado para atuar na reconstrução dos aeroportos.
Damasceno ainda fez um relato da logística das doações e informou que já foram realizados 2,1 mil resgates de pessoas por aeronaves da FAB. Segundo o comandante, é a maior operação de entrega de donativos da história do país. Ele disse que só nas bases de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro já foram arrecadadas mais de 10 mil toneladas de doações.
— Eu tenho 48 anos de força e nunca vi nada parecido, como militar e como cidadão. Isso prova que o país busca união, busca solidariedade, e é isso o que se espera de um país tão grande como é o Brasil — afirmou o comandante.
Instalada no último dia 7 de maio para acompanhar a crise climática no Rio Grande do Sul, a comissão é composta pelos representantes do estado e ainda pelos senadores Esperidião Amin (PP-SC), Alessandro Vieira (MDB-SE), Jorge Kajuru (PSB-GO), Leila Barros (PDT-DF) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Paim é o presidente, Orth é o vice, e Mourão é o relator do grupo.
O senador Paim também elogiou a atuação do Liga do Bem, formada por voluntários servidores do Senado. A Liga do Bem tem trabalhado na coleta e no envio de doações para o Rio Grande do Sul. No dia 7 de maio, mais de 5 mil cobertores foram entregues na Base Aérea para serem levados pela FAB para o povo gaúcho. Há duas semanas, foi enviado um caminhão com 36 toneladas de produtos como cobertores, alimentos e água. Na última segunda-feira (20), mais dois caminhões partiram para Porto Alegre com colchões, kits de higiene pessoal e limpeza, além de alimentos.
Fonte: Agência Senado- Foto: Marcos Oliveira -AS – postado por jornalista Artur Hugen
19 de Novembro, 2024 às 23:56