Nesta quinta-feira (30) é dia de Corpus Christi e muita gente fica na dúvida: é feriado ou não? A resposta é: apesar de muitas cidades pararem na data, a celebração não é considerada feriado nacional.
No calendário do governo federal o dia é considerado ponto facultativo, o que significa que a folga não é obrigatória. A decisão de considerar a data como feriado fica a critério dos estados e municípios.
A mesma regra vale para a sexta-feira, que pode emendar ou não. Das 27 capitais do país, em 16 o Corpus Christi é reconhecido como feriado, como as cidades de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.
Veja a lista completa abaixo.
O que abre e o que fecha
Com a data sendo ponto facultativo, é sempre importante verificar quais estabelecimentos na sua cidade estarão abertos ou fechados antes de sair de casa.
Mas alguns serviços já comunicaram sobre a pausa em todo o Brasil:
As agências dos Correios fecham na quinta-feira (30). O funcionamento normal será retomado na sexta-feira e elas fecham no sábado.
As agências bancárias não terão
atendimento presencial no feriado de Corpus Christi, segundo a Febraban. Compensações bancárias, como TED, também não serão realizadas. Na sexta-feira, o atendimento presencial será retomado normalmente.
As agências do INSS não funcionarão na quinta (30) e sexta-feira (31). No entanto, os segurados podem buscar atendimento pela Central 135, que estará operando normalmente das 7h às 22h, além de utilizar o site ou aplicativo meu INSS.
O que é a data
O Corpus Christi é uma comemoração cristã que ocorre sempre 60 dias após a Páscoa.
A celebração se refere ao momento em que Jesus Cristo partilhou pão e vinho com os apóstolos, na última ceia antes de ser crucificado.
Para os católicos, o momento da consagração na missa é sagrado. Acredita-se que o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo.
Como é celebrada
É comum que no dia os fiéis realizem procissões eucarísticas, onde acompanham o Santíssimo Sacramento em procissão.
Algumas comunidades também decoram as ruas com tapetes coloridos feitos de pétalas de flores, serragem colorida, sal ou outros materiais.
Veja quais capitais param na quinta:
Capitais que consideram ponto facultativo:
Da Redação com Assessoria de Imprensa – foto; Marcelo Camargo-Agência Brasil – postado por jornalista Artur Hugen
19 de Novembro, 2024 às 23:56