A Comissão de Educação do Senado da República, aprovou de forma terminativa, nesta terça-feira (11), projeto que concede título de Capital Nacional da Cultura e da Arte à Joinville. É maior cidade do Estado e conta com importante parque industrial, inclusive, na fabricação de automóveis de alto padrão.
senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) é a autora do PL, com relatoria do senador Espiridião Amin (PP-SC). Segue agora para a Câmara dos Deputados e a sanção presidencial.
Relator
O projeto de autoria da senadora Ivete da Silveira foi relatado pelo senador Esperidião Amin. E, destacou que Joinville abriga a única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, além de realizar diversos festivais de música clássica, jazz e música popular.
Ele lembrou também que Joinville é um importante centro educacional e de pesquisa, com instituições de ensino superior e centros de estudo que promovem o desenvolvimento cultural e artístico de Santa Catarina e do Brasil.
Ivete fala sobre Herança Cultural
A cidade de Joinville possui uma herança cultural única, resultante da influência de imigrantes europeus, principalmente alemães, suíços e noruegueses, juntamente com os povos originários e demais brasileiros que ocuparam a região no século XIX.
Diversidade
Essa diversidade cultural se reflete na arquitetura, na gastronomia e nas tradições locais, enriquecem o patrimônio cultural da cidade.Joinville realiza, anualmente, o Festival de Dança, considerado o maior do mundo, ao longo de mais de três décadas, se consolidou como um espaço de qualidade, pluralidade e troca de conhecimento, atraindo participantes de todo o país e do exterior.
A cidade abriga a única escola de Teatro Bolshoi fora da Rússia, proporcionando formação de centenas de pessoas de todos os lugares em balé e outras disciplinas desde 2000.
Joinville também se destaca pela diversidade artística, com uma variedade de galerias de arte, espaços culturais e museus que celebram sua história e contribuição para as artes visuais. A cidade também é um importante centro musical, com festivais de música clássica, jazz e popular, que atraem turistas e promovem a cultura brasileira.
Cidade
A preservação do patrimônio histórico é uma prioridade em Joinville, evidenciada pela conservação de casarões, igrejas centenárias e parques naturais. A cidade é um centro educacional e de pesquisa, com instituições de ensino superior que promovem o desenvolvimento cultural e artístico da região.
Eventos
Joinville realiza anualmente 39 eventos culturais de médio e grande porte, como o Carnaval de Joinville, Feira do Livro, Festa das Flores e o Natal de Joinville. Na área de cinema, destaca-se o Festival Internacional de Cinema. A cidade, conhecida como a cidade das flores, também realiza diversos eventos florais, como a Festa das Flores e o Festival dos Girassóis Hemerocallis.
Gastronomia
Na gastronomia, Joinville oferece festivais como o Craft Beer, Festival de Cuca e Festival Gastronômico. Na música, além do Pianístico, a cidade abriga o Festival de Ópera, Festival de Corais, Harmonia Jazz Festival e Festival de Rock. Entre os eventos tradicionais estão o VinVeneto, Festa das Tradições, Festa do Colono, Stammtisch, Bandoneon Fest e Semana Farroupilha.
54 escolas de arte
Joinville conta ainda com 54 escolas de arte nas áreas de dança, teatro, música, circo e artes visuais, demonstrando seu compromisso com a educação e a cultura.
Ivete da Silveira
A senadora Ivete da Silveira agradeceu o apoio de seus pares na CE, a aprovação do projeto de lei, reconhecendo Joinville como a Capital Nacional da Cultura e da Arte.
Da Redação com Assessorias de Imprensa- Caio e Renan – Fotos: Agência Senado – postado por jornalista Artur Hugen
Nas fotos da agência Senado, a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) é a autora do PL, com relatoria do senador Espiridião Amin (PP-SC)
19 de Novembro, 2024 às 23:56