Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Desafios e novos caminhos das telecomunicações no Brasil, foram abordados em seminário da FRENLOGI

Tamanho da letra A+ A-
A Senadora Professora Dorinha (C) destacou a importância do evento para o futuro das telecomunicações no país, além também do papel fundamental do parlamento no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda

A Câmara Temática de Telecomunicações realizou seminário, nesta terça-feira (18),.no plenário 6 do Senado Federal. pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI). O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo a vice-presidente da Câmara Temática de Telecomunicações da FRENLOGI, Senadora Professora Dorinha, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel.

A Senadora Professora Dorinha destacou a importância do evento para o futuro das telecomunicações no país, além também do papel fundamental do parlamento no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda.

A senadora também enfatizou a relevância da conectividade como ferramenta de cidadania. “Temos a missão de levar a conectividade a todos os brasileiros, para que todos possam se conectar”, declarou. Ela lembrou que a internet é um instrumento essencial para a promoção da cidadania, especialmente em setores como educação, saúde e economia. “A internet permite que as oportunidades de pesquisa e capacitação sejam multiplicadas, mas infelizmente essa ferramenta não se encontra disponível para a maioria dos brasileiros”, lamentou.

Representando o Ministério das Comunicações, o Secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, reforçou a necessidade de uma abordagem colaborativa para o avanço digital no país. “Vivemos numa era em que a conectividade é essencial, uma necessidade básica”, afirmou. Ele mencionou iniciativas como o Programa Brasil Digital e o Norte Conectado, além da aprovação das primeiras linhas de crédito com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). “É fundamental que trabalhemos em conjunto para que o Brasil não apenas acompanhe, mas lidere essa revolução digital”, enfatizou.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou a transformação digital como uma oportunidade para diversos setores da economia. “Praticamente todos os setores da economia têm essa oportunidade de passar por essa transformação digital, trazendo benefícios para todos os brasileiros”, afirmou. Baigorri sublinhou a importância da conectividade nas escolas e na logística, ressaltando a necessidade de construir “um Brasil cada vez mais conectado e inclusivo”.

Fred Siqueira Filho, presidente da Telebras, também participou do seminário, reforçando o compromisso da empresa com a inclusão digital. “A Telebras se junta a FRENLOGI e a essas entidades para contribuir com esse processo de inclusão da sociedade”, afirmou.

O seminário evidenciou a urgência de políticas públicas e investimentos que garantam a universalização da internet no Brasil, abordando desafios e propondo novos caminhos para a infraestrutura de telecomunicações no país. A articulação entre diferentes setores e o comprometimento das autoridades presentes indicam um esforço conjunto para promover a inclusão digital e avançar na revolução tecnológica.

Fonte: Agência Senado – Fotos: Artur Hugen – postado por jornalista Artur Hugen