Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

CE aprova dia Nacional do Bombeiro Voluntário

Tamanho da letra A+ A-
Senadora catarinense homenageia herois anônimos

Foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura, do Senado Federal, o Projeto de autoria da Senadora Ivete da Silveira, que institui o Dia Nacional do Bombeiro Voluntário. A proposta visa reconhecer e homenagear os bombeiros voluntários em todo o país, destacando a importância de seu trabalho para a segurança e bem-estar das comunidades brasileiras, entre elas a de Joinville, Canela, Gramado e Nova Petrópolis, na serra gaúcha. e de tantas outras cidades Brasil afora.

A data escolhida para a celebração do Dia Nacional do Bombeiro Voluntário é 13 de julho, quando no ano de 1892 era fundado na cidade de Joinville, o primeiro Corpo de Bombeiros Voluntários do país. Difundido originalmente na Região Sul pelos imigrantes alemães, esse espírito de associativismo para o benefício coletivo se espalhou por todo o país, e hoje seus resultados operacionais e seu prestígio popular destacam um dos exemplos mais duradouros e bem-sucedidos de cooperação entre o setor público e privado no Brasil.

Este dia será uma oportunidade para reconhecer publicamente os esforços e a dedicação desses voluntários que, de forma profissional e abnegada, arriscam suas vidas para salvar outras.

A criação do Dia Nacional do Bombeiro Voluntário é essencial para valorizar o trabalho desses heróis anônimos. “Os bombeiros voluntários são fundamentais para a segurança de nossas comunidades. Sua atuação muitas vezes ocorre em situações de risco extremo, demonstrando um compromisso inabalável com o bem-estar do próximo,” destaca a Senadora Ivete da Silveira.

A parlamentar ressalta ainda a importância deste reconhecimento: “Instituir um dia nacional em homenagem a eles é um pequeno gesto diante da grandiosidade de seu trabalho e dedicação. É fundamental que a sociedade reconheça e valorize esses homens corajosos que se dedicam, sem remuneração, a proteger e salvar vidas.”

O projeto de lei foi aprovado na forma terminativa, o que significa que seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados sem a necessidade de aprovação no plenário do Senado.

Da Redação, com AI, da Senadora - Foto: Divulgação - Postado por jornalista Artur Hugen