Brasília recebeu, na última semana(26), uma edição extraordinária do Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG). O evento teve como foco principal discutir o empreendedorismo feminino sob diversas perspectivas, incluindo mercado, sustentabilidade, saúde e política.
A programação do evento contou com palestras de mulheres influentes, como Tânia Cruz Costa, presidente do fórum e idealizadora do evento; Gisele Ferreira, Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal; e Rose Rainha, Superintendente do Sebrae Distrito Federal. Cristiane Lohmann, presidente do MDB Mulher do Rio Grande do Sul, também esteve entre as convidadas para participar do painel "Políticas e Iniciativas Governamentais para as Cidades".
Cristiane Lohmann, em seu discurso, destacou o movimento que está liderando para buscar a anistia das parcelas da dívida do Rio Grande do Sul com a União pelos próximos 36 meses. A ação, que começou com o apoio de vereadoras gaúchas, já conta com a aprovação de moções por 315 Câmaras de Vereadores no estado, com outras ainda em tramitação. A Lei Complementar nº 206 de 16/05/2024 prevê a suspensão dos pagamentos durante este período, mas o valor acumulado será adicionado ao saldo devedor ao final dos 36 meses, atualmente estimado em R$ 12 bilhões.
"Nossa proposta é buscar a anistia desse valor, que seria direcionado integralmente para a reconstrução do Estado", explicou a Presidente. Ela ressaltou ainda que, em agosto, irá entregar pessoalmente um documento com as moções ao Ministro do STF, Luiz Fux.
Cerca de 150 mulheres empreendedoras estiveram presentes para compartilhar suas histórias e experiências, junto com lideranças empresariais e autoridades de diversos setores produtivos. Uma das principais iniciativas desta edição foi a arrecadação de recursos para mulheres empreendedoras afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Os fundos arrecadados serão destinados ao programa Avança Mulher Empreendedora, que apoia empreendedoras em situação de vulnerabilidade.
Fonte: AI – MDB- RS – Tuliana Rosa – Fotos: Divulgação – postado por jornalista Artur Hugen
19 de Novembro, 2024 às 23:56