O senador Flávio Arns (PSB-PR) apresentou o Projeto de Lei 3040/2024, que institui a Rota Turística Grande Reserva Mata Atlântica. O itinerário abrange 63 municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina que estão localizados na área que corresponde ao maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo.
A Grande Reserva Mata Atlântica é um território composto por 2,7 milhões de hectares de florestas e outros tipos de vegetação e conta com 2,2 milhões de hectares de área marinha. A região ainda mantém quase toda sua diversidade de ambientes e espécies da fauna e da flora, além de sua riqueza cultural e histórica.
Ao estabelecer a rota turística, o projeto de Arns estimula a promoção de atividades baseadas no turismo de natureza no território. A iniciativa contou com a participação de organizações e instituições envolvidas na Grande Reserva e tem como propósito o fortalecimento de iniciativas de proteção do bioma e de valorização dos atrativos naturais, culturais e históricos da região.
“A Grande Reserva Mata Atlântica é um patrimônio natural, histórico e cultural de valor inestimável para o Brasil. Precisamos promover iniciativas para que o desenvolvimento da região ocorra de forma sustentável, garantindo a preservação e conservação da sua biodiversidade. O turismo de natureza é um caminho viável, que será potencializado ainda mais com a rota turística”, avalia Arns.
Confira os municípios abrangidos pela Rota Turística Grande Reserva Mata Atlântica:
Paraná: Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná
Santa Catarina: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder.
São Paulo: Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Capão Bonito, Eldorado, Guapiara, Ibiúna, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itanhaém, Itaóca, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Peruíbe, Piedade, Pilar do Sul, Registro, Ribeirão Grande, São Lourenço da Serra, São Miguel Arcanjo, São Paulo, Sete Barras e Tapiraí.
Fonte: AI - Gabinete do Senador Flavio Arns - Foto: Agência Senado - postado por jornalista Artur Hugen
19 de Novembro, 2024 às 23:56