A Câmara dos Deputados aprovou, no início da semana, o projeto que estabelece que bancos públicos tenham linhas de crédito para Hospitais Filantrópicos e Santas Casas.
O deputado Afonso Hamm comemorou a decisão e destacou que essa medida representa um fôlego para os hospitais gaúchos.
“Diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelas Santas Casas que prestam serviço de baixa e média especialização, com aproximadamente 80% dos atendimentos de caráter universal, financiados pelo (SUS), a obtenção de crédito para reestruturação patrimonial e para o capital de giro vai garantir a continuidade dos serviços e a qualidade dos atendimentos”, afirmou.
Ainda de acordo com a proposta, o crédito para reestruturação patrimonial, com taxa de juros de 0,5% ao ano, terá prazo mínimo de carência de dois anos e de amortização de 15 anos; já o crédito para capital de giro, com taxa de juros correspondente à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), prazo mínimo de carência de seis meses e de amortização de cinco anos.
Em seu terceiro mandado, Hamm ainda ressaltou que priorizou a área da saúde, tendo destinado mais de R$ 37 milhões em emendas para atender os hospitais e Santas Casas.
Artur Hugen, com informações da AI, do gabinete
19 de Novembro, 2024 às 23:56