Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

24ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim, segue até domingo

Tamanho da letra A+ A-
A Maçã Fuji, se adaptou bem ao clima de São Joaquim e chegou a produzir um dos maiores frutos da espécie pela Frutícola Hiragami

Os produtos com Indicação Geográfica (IGs) também estão entre as maiores atrações da 24ª Festa Nacional da Maçã, que acontece até no domingo, em São Joaquim. Reconhecida como a Capital Nacional da Maçã e Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude, o município é um dos maiores polos produtores da maçã e de produtos IGs.

Os quatro produtos de Indicação Geográfica — Maçã Fuji, Mel de Bracatinga, Queijo Serrano, e Vinhos Finos de Altitude — serão destaque em quatro mostras especiais durante o evento.

São Joaquim, também contará, em breve, com o Frescal como seu quinto produto com Indicação Geográfica, atualmente em fase final de certificação. Além dos produtos IGs, a 24ª Festa Nacional da Maçã também destacará a rica Cultura Tradicionalista, com o Rodeio Crioulo e o Concurso Cultural Artístico, assim como a Feira de Artesanato, Exposição de Bovinos e três grandes shows nacionais, que prometem atrair e encantar o público.

Daniele Hugen Rodrigues, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), compartilhou as novidades para 2024 com entusiasmo: “estamos com uma programação extensa, nestes três dias, para realizar um grande evento para joaquinenses e visitantes”.

Daniele também mencionou que a empresa CJR Produções montou todas a  estrutura no Parque Nacional da Maçã e do Vinho. “Como já anunciado, teremos três shows nacionais: Papas da Língua na sexta-feira (6), Raça Negra no sábado (7) e Traia Véia, no domingo (8).

São shows com estilos diferentes que certamente irão agradar a diversos públicos. Neste ano, a novidade é que artistas locais estarão abrindo os shows nacionais, valorizando também nossos talentos. Além disso, teremos um parque infantil e outras atrações que estão sendo organizadas para que a Festa Nacional da Maçã seja mais um grande sucesso,” acrescentou a presidente.

História

O início da produção de maçã na região de São Joaquim data do início do século 20, quando foram plantados os primeiros pomares da fruta.

A partir da década de 1970, a maçã do tipo Fuji passou a ser produzida, quando o produto foi trazido do Japão e passou a ser desenvolvido por imigrantes japoneses, que formaram uma colônia na região.

Nos anos de 1977 e 1978, foram fundadas uma cooperativa e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã – AMAP,. A 1ª Festa Nacional da Maçã, foi realizada na década 1950. A partir dos anos 1980 veio a consolidação da produção da fruta em São Joaquim, atraindo mão de obra, investimentos e impulsionando a pesquisa.

Caminhos da Neve registra  menor temperatura do Sul do país

O Vale do Caminhos da Neve, a 3 km do centro de São Joaquim, registrou a menor temperatura do mês de setembro no Sul do Brasil, nesta madruga,  atingindo impressionantes -4.0°C, segundo dados da Climaterra.

O fenômeno ocorreu devido à passagem de uma massa de ar frio que, apesar de rápida, provocou uma queda acentuada nas temperaturas, seguida de uma geada ampla nas Serras Catarinense e gaúcha em pontos isolados.

Cidades serranas como Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra também registraram temperaturas negativas e obtiveram a formação de geada. No Vale do Caminhos da Neve, a geada foi tão intensa que os moradores precisaram jogar água morna nos para-brisas dos veículos nas primeiras horas da manhã para derreter a espessa camada de gelo que cobria os carros. Os campos ao redor ficaram esbranquiçados, criando uma paisagem típica de inverno em pleno mês de setembro.

Confira as menores temperaturas registradas:

São Joaquim/Epagri: -4,1°C
Bom Jardim/Epagri: -2,4°C
Urubici/PWS: -2,1°C
Urupema: -1,2°C
Painel: -0,1°C
Guaraciaba: 1,9°C
Rancho Queimado/Inmet: 2,4°C
Alfredo Wagner: 3,3°C
Bom Retiro: 3,3°C
Fraiburgo: 3,7°C
Lages/Correia Pinto: 3,8°C
Rio Rufino: 4,0°C
Timbé do Sul: 4,1°C
Urussanga: 4,7°C
Florianópolis/T.Ruas: 5,1°C

Os dados foram compilados por Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer em estações padronizadas Governamentais e particulares.

Da Redação, com informações dos sites SerraSC – São Joaquim Online - Infos: Dionata Costa – Fotos: Mycchel legnaghi/ São joaquim online e reproduzidas da Internet - Divulgação – Edição e postagem: jornalista Artur Hugen

Veja as imagens abaixo: