Os produtos com Indicação Geográfica (IGs) também estão entre as maiores atrações da 24ª Festa Nacional da Maçã, que acontece até no domingo, em São Joaquim. Reconhecida como a Capital Nacional da Maçã e Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude, o município é um dos maiores polos produtores da maçã e de produtos IGs.
Os quatro produtos de Indicação Geográfica — Maçã Fuji, Mel de Bracatinga, Queijo Serrano, e Vinhos Finos de Altitude — serão destaque em quatro mostras especiais durante o evento.
São Joaquim, também contará, em breve, com o Frescal como seu quinto produto com Indicação Geográfica, atualmente em fase final de certificação. Além dos produtos IGs, a 24ª Festa Nacional da Maçã também destacará a rica Cultura Tradicionalista, com o Rodeio Crioulo e o Concurso Cultural Artístico, assim como a Feira de Artesanato, Exposição de Bovinos e três grandes shows nacionais, que prometem atrair e encantar o público.
Daniele Hugen Rodrigues, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), compartilhou as novidades para 2024 com entusiasmo: “estamos com uma programação extensa, nestes três dias, para realizar um grande evento para joaquinenses e visitantes”.
Daniele também mencionou que a empresa CJR Produções montou todas a estrutura no Parque Nacional da Maçã e do Vinho. “Como já anunciado, teremos três shows nacionais: Papas da Língua na sexta-feira (6), Raça Negra no sábado (7) e Traia Véia, no domingo (8).
São shows com estilos diferentes que certamente irão agradar a diversos públicos. Neste ano, a novidade é que artistas locais estarão abrindo os shows nacionais, valorizando também nossos talentos. Além disso, teremos um parque infantil e outras atrações que estão sendo organizadas para que a Festa Nacional da Maçã seja mais um grande sucesso,” acrescentou a presidente.
História
O início da produção de maçã na região de São Joaquim data do início do século 20, quando foram plantados os primeiros pomares da fruta.
A partir da década de 1970, a maçã do tipo Fuji passou a ser produzida, quando o produto foi trazido do Japão e passou a ser desenvolvido por imigrantes japoneses, que formaram uma colônia na região.
Nos anos de 1977 e 1978, foram fundadas uma cooperativa e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã – AMAP,. A 1ª Festa Nacional da Maçã, foi realizada na década 1950. A partir dos anos 1980 veio a consolidação da produção da fruta em São Joaquim, atraindo mão de obra, investimentos e impulsionando a pesquisa.
O Vale do Caminhos da Neve, a 3 km do centro de São Joaquim, registrou a menor temperatura do mês de setembro no Sul do Brasil, nesta madruga, atingindo impressionantes -4.0°C, segundo dados da Climaterra.
O fenômeno ocorreu devido à passagem de uma massa de ar frio que, apesar de rápida, provocou uma queda acentuada nas temperaturas, seguida de uma geada ampla nas Serras Catarinense e gaúcha em pontos isolados.
Cidades serranas como Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra também registraram temperaturas negativas e obtiveram a formação de geada. No Vale do Caminhos da Neve, a geada foi tão intensa que os moradores precisaram jogar água morna nos para-brisas dos veículos nas primeiras horas da manhã para derreter a espessa camada de gelo que cobria os carros. Os campos ao redor ficaram esbranquiçados, criando uma paisagem típica de inverno em pleno mês de setembro.
Confira as menores temperaturas registradas:
São Joaquim/Epagri: -4,1°C
Bom Jardim/Epagri: -2,4°C
Urubici/PWS: -2,1°C
Urupema: -1,2°C
Painel: -0,1°C
Guaraciaba: 1,9°C
Rancho Queimado/Inmet: 2,4°C
Alfredo Wagner: 3,3°C
Bom Retiro: 3,3°C
Fraiburgo: 3,7°C
Lages/Correia Pinto: 3,8°C
Rio Rufino: 4,0°C
Timbé do Sul: 4,1°C
Urussanga: 4,7°C
Florianópolis/T.Ruas: 5,1°C
Os dados foram compilados por Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer em estações padronizadas Governamentais e particulares.
Da Redação, com informações dos sites SerraSC – São Joaquim Online - Infos: Dionata Costa – Fotos: Mycchel legnaghi/ São joaquim online e reproduzidas da Internet - Divulgação – Edição e postagem: jornalista Artur Hugen
Veja as imagens abaixo:
19 de Novembro, 2024 às 23:56