Os problemas enfrentados pelos produtores rurais gaúchos foram tratados em audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura, em conjunto com a Comissão das Enchentes da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (05/11).
O encontro, proposto pelos deputados federais Afonso Hamm e Marcel van Hatten, recebeu representantes do Movimento SOS Agro, entre eles a coordenadora, Graziele Camargo, que reafirmou que os recursos anunciados pelo governo federal não estão chegando na ponta.
Hamm destacou que a Medida Provisória 1269/2024, publicada no final de outubro, liberou R$ 5 bilhões para financiamentos subsidiados para capital de giro, no entanto, os valores esgotaram rapidamente e muitos produtores não foram contemplados.
“Nossos produtores gaúchos merecem apoio e respeito! Estiveram pela quarta vez em Brasília para tratar sobre os problemas enfrentados para renegociar as dívidas e acessar créditos para garantir a próxima safra. Precisamos resolver essas questões”, destacou Hamm.
Com a presença de representantes do governo federal, Banco Central, BNDS e demais instituições financeiras, os agricultores solicitaram a flexibilização das garantias que os bancos exigem para liberar os créditos, além do aporte imediato de mais R$ 10 bilhões para atender a demanda dos produtores. O pedido será entregue ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda nesta semana.
Fonte: Câmara dos Deputados - Foto: Câmara dos Deputados - Divulgação - postado por jornalista Artur Hugen
19 de Novembro, 2024 às 23:56