O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o “Brasil deve colher ‘bons frutos’ no combate à inflação nos próximos meses, em especial, a baixa de preços dos alimentos. Afirmou ainda que, “a inflação de janeiro registrou o menor índice da história para o mês, sinalizando uma trajetória de estabilidade econômica”.
Ele destacou a “perspectiva positiva à recente queda do dólar e à chegada da nova safra agrícola, fatores que podem aliviar a pressão sobre o vaor dos alimentos. Os problemas de seca e inundação no ano passado, foi o que afetou a produção e elevou os preços. Os juros americanos se mantiveram em patamares elevados, fortalecendo o dólar no mundo inteiro”, explicou o ministro.
“Inflação dentro da normalidade”
Ao conceder entrevista à imprensa, nesta sexta-feira (21), Haddad, criticou a gestão anterior, dizendo que a “destruição de políticas públicas, como os estoques reguladores de alimentos, dificultou o controle inflacionário, que hoje está entre 4% a 5%. Segundo suas afirmações, “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a retomada dessas ações para garantir maior estabilidade no mercado e proteger o poder de compra da população”, conclui.
Da Redação, com AI – Foto: Dney Justino / Audiovisual / PR – Edição: jornalista Artur Hugen
22 de Fevereiro, 2025 às 08:19