O Congresso Nacional vai promover sessão solene na quarta-feira (26), às 9h30, para o lançamento da Agenda Legislativa do Agro 2025. O documento, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), delineia as prioridades e posicionamentos do setor agropecuário brasileiro para os próximos anos.
A realização do evento atende a pedido da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO). No requerimento (REQ 3/2025), elas destacam a importância da agenda para o futuro do setor agropecuário, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Tereza Cristina enfatiza o papel da agricultura como um dos principais pilares da economia nacional, responsável por "significativa parte" das exportações, pela geração de empregos e pela manutenção da segurança alimentar da população.
"A sessão solene visa proporcionar um espaço institucional adequado para discutir esses temas e as políticas públicas que podem ser adotadas para promover a sustentabilidade, a inovação e a competitividade da agricultura e pecuária brasileira", argumenta a senadora.
A agenda do CNA contém oito eixos temáticos. Para cada um, os representantes do setor vão destacar os projetos de lei em tramitação no Congresso que podem atender os produtores rurais brasileiros:
Fonte: Agência Senado - Foto: Jaelson Lucas/AEN - postado por jornalista Artur Hugen
Dia Nacional do Criador de Cavalos será comemorado em 24 de novembro
Com organizações de criadores de cavalos em quase todos os estados, segmento é representativo na economia
Foi publicada no Diário Oficial da União da última semana a Lei 15.111, que institui 24 de novembro o Dia Nacional do Criador de Cavalos. A norma teve origem em um projeto apresentado em 2009 pelo então senador Gilberto Goellner (MT) e que tramitou no Congresso Nacional por 16 anos.
Segundo o autor da nova lei, o segmento de criação de cavalos é representativo para a economia do país, com organizações de criadores em praticamente todos os estados. O dia escolhido, segundo o ex-parlamentar, refere-se à data de fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos do Passo Fino (ABCCPF), sediada em Brasília.
O projeto foi votado em decisão terminativa na Comissão de Educação (CE) em 2009, tendo como relatora a ex-senadora Kátia Abreu (TO). Enviada à Câmara, a matéria teve sua tramitação encerrada em fevereiro de 2025, quando foi remetida à sanção presidencial.
Fonte: Agência Senado - Foto: Joel Hartz/Freepik -postado por jornalista Artur Hugen
03 de Abril, 2025 às 17:27
03 de Abril, 2025 às 16:54