O empresário Wirto Schaeffer recebeu, nesta semana Santa, o título de Cidadão de São Pedro de Alcântara. A homenagem partiu do vereador Nivaldo Meurer, com aprovação por unanimidade da Câmara de Vereadores da cidade catarinense, comandada pela presidente da Casa, vereadora Terezinha Kun e o apoio do prefeito Charles Kun. O evento comemorativo aos 31 anos de Emancipação político-Administrativa também homenageou professores e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município.
São Pedro de Alcântara é a primeira colônia de alemães de Santa Catarina e onde o empresário Wirto Schaeffer em parceria com o advogado Wilson Vieira estão implantando o Resort de Alcântara, o maior empreendimento hoteleiro da grande Florianópolis e o sétimo sob a direção do empresário catarinense.
História
Em 1937, nascia Wirto, numa colônia de alemães, pequena comunidade rural de nome Picadas, no município de Barracão, hoje, Alfredo Wagner.
Em 1969, já com família constituída mudou-se para Florianópolis. Casado com dona Emília de Almeida, pai de cinco filhos; Paulo Rodolfo, Márcia Helena, Maerly Cristina, Mirian Susane e Mariane. Fixou sua residência no centro da cidade, hoje, centro histórico de São José.
Em São José, Wirto deu continuidade aos seus empreendedorismos no setor imobiliário, onde teve atuação de sucesso com a imobiliária JOWI, em sociedade com João Furtado. A empresa teve o maior portfolio de ofertas de imóveis próprios e de terceiros da capital.
Logo começou a aparecer os resultados. "Foi um período muito especial, pois me alegrava ver minha família feliz”, relata.
Construiu o HOTEL ITAGUAÇU, localizado na divisa entre Florianópolis e São José. Foi o primeiro com centro de convenções; a seguir foi a vez de construir o primeiro centro comercial, estilo Shopping, o edifício JOWI, com 134 unidades, cinco andares e o primeiro a contar com um elevador.
Wirto realizou diversos empreendimentos imobiliários, entre os mais icônicos o RESIDENCIAL FLÕR DE NÁPOLES , com 808 unidades. E, logo em seguida, com absoluto destaque, o maior condomínio do estado: BOSQUE DAS MANSÕES, com 400 unidades.
Reconhecimento
Seu esforço foi reconhecido, sendo convidado para implantar novos empreendimentos no setor hoteleiro em várias cidades catarinenses. Em Treze Tílias, construiu o TREZE TÍLIAS PARK HOTEL * : Em Piratuba, o THERMAS PIRATUBA PARK HOTEL , concluído pelo empresário Wilson Macedo; em Curitibanos, o AIMORÉ PARK HOTEL, hoje GABOARDE PARK HOTEL ; Em São Joaquim, o então maior da serra catarinense, SÃO JOAQUIM PARK HOTEL; e, em Urubici, o URUBICI PARK HOTEL.
Rotas
Destaca-se ainda que Wirto é um dos maiores apoiadores da “ROTA TURÍSTICA CAMINHOS DA NEVE”, ligando Florianópolis à Gramado, que encurta a distância entre os dois maiores polos turísticos do sul do Brasil, em mais de 120 quilômetros. Também, foi criador da “ROTA DOS JESUÍTAS, unindo 12 municípios catarinenses e gaúchos, via Serra da Rocinha, de beleza inimaginável.
São Pedro de Alcântara
Atualmente está implantando o maior resort da grande Florianópolis, na primeira colônia alemã de Santa Catarina, o THERMAS RESORT FONTE DE ALCÃNTARA. Também, no mesmo local, desenvolve o projeto de um hotel para Aposentados e Idosos, com acessibilidade e conforto para a melhor idade ser vivida com prazer.
Centro histórico
Na qualidade de morador do Centro Histórico de São José, Wirto Schaeffer, pretende, com a parceria de amigos e do Poder Público Municipal, “desenvolver a revitalização do CENTRO HISTÓRICO DE SÃO JOSÉ, harmonizando-o como um lugar maravilhoso”, conclui..
Da Redação, com fotos do arquivo pessoal do empresário – Edição: jornalista Artur Hugen
Nas imagens abaixo:
Wirto, presidente Terezinha Kun e professoras homenageadas; Wirto (ao centro), Ezair Meurer e esposa Byanca e o advogado e sócio Wilson Vieira.; Wirto ( C ) Filho Paulo e neto Thiago; Homenageados na Sessão solene
16 de Abril, 2025 às 09:10