As comemorações alusivas ao 195º aniversário da Proclamação da Independência do Brasil começam nesta segunda-feira, 4, em Florianópolis, no Instituto Estadual de Educação (IIE).
O evento de abertura da Semana da Pátria é organizado pelo Governo do Estado, prefeitura de Florianópolis, comandos das guarnições militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Liga de Defesa Nacional.
A programação tem início às 14h, no Ginásio de Esportes Rosendo Lima, no IEE. O destaque da solenidade é a chegada do Fogo Simbólico. Neste ano, o Fogo Simbólico sairá da Base Aérea de Florianópolis, às 13h, em direção ao Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação. Durante o trajeto, 16 militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar) farão o revezamento na condução da tocha.
Além da chegada do Fogo Simbólico, a solenidade é marcada também pelas apresentações culturais organizadas pelo IIE. Neste ano, serão feitas quatro apresentações de diferentes grupos culturais formados por alunos do instituto.
Desfile cívico militar
Em Florianópolis, o desfile cívico militar referente ao Dia da Independência, na quinta-feira, 7, será realizado a partir das 8h45, na Passarela Nego Quirido.
O desfile se inicia com os grupos escolares e com as entidades civis participantes. Neste ano, farão parte do desfile escolar da Capital a EEB Maria do Carmo Vieira e a EEB Ivo Silveira (ambas de Palhoça), a EEB Laércio Caldeira de Andrade (de São José) e a EEB Ildefonso Linhares (de Florianópolis), além do Instituto Estadual de Educação e do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Serão aproximadamente 1,5 mil alunos.
Após o desfile dos grupos escolares e das entidades civis, acontecerá o desfile das Forças de Segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil) e das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira). As instituições desfilarão com seus diversos grupamentos, demonstrando os serviços e especialidades que cada uma das instituições executa.
O desfile motorizado encerra o evento, trazendo as viaturas militares e das Forças de Segurança, além de veículos antigos do Veteran Car Club. Também serão promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes.
Mudança no trânsito
O desfile na Capital vai provocar algumas alterações no trânsito. Vias serão fechadas e haverá mudanças na circulação de veículos em alguns pontos da cidade.
Artur Hugen, com informações do GSC/Foto: James Tavares, arquivo
19 de Novembro, 2024 às 23:56