O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, estará em Porto Alegre na próxima sexta-feira (22), para tratar da situação que atinge o município de Charrua, cidade localizada na Região do Alto Uruguai, distante 308 quilômetros da Capital gaúcha.
A disputa entre índios da mesma etnia, na Aldeia do Ligeiro, tem levado pânico aos moradores da cidade.
O conflito já dura mais de 30 dias e provocou a morte de Zacarias Lalau, alvejado por disparos de arma de fogo no último domingo (17).
No local, foram queimadas várias casas, carros depredados e vários índios feridos a tiros. Na última semana foi realizada uma operação da Polícia Federal e da Brigada Militar. A operação não foi suficiente para conter os ânimos.
A escalada da tensão levou o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) a intermediar uma saída para o impasse. Segundo o parlamentar, inicialmente estava prevista a realização de uma audiência em Brasília, entre o presidente da Funai e o prefeito de Charrua, Valdesio Roque Della Betta.
“Acreditamos que a presença de Franklimberg no Rio Grande do Sul trará mais resultados práticos. A situação fugiu totalmente de controle e a comunidade está acuada e com medo. As aulas foram suspensas. É preciso restabelecer a paz e a ordem”, destacou Jerônimo. Também serão convidados prefeitos e lideranças de outros municípios que convivem com conflitos fundiários envolvendo a demarcação de terras indígenas.
A reunião acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, na sede da Superintendência da Funai no Rio Grande do Sul - Travessa Acelyno de Carvalho, 21, 12º andar - Centro, Porto Alegre/RS.
Artur Hugen, com AI, Apolos Neto/gabinete
19 de Novembro, 2024 às 23:56