31 de julho de 2025

Ministro participa da abertura da Expoalimentaria no Peru e de reuniões na Bolívia

Blairo participa da Expoalimentare, em Lima no Perú e tem encontro com ministros na Bolivia. Em são Paulo, ontem, anunciou o reconhecimento do Brasil livre da febre aftosa com vacinação que ajudará Brasil na exportação de carne suína

Publicado em
Maggi na abertura do evento em São Paulo. Hoje estará no Perú e amanhã na Bolívia

 

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta quarta-feira (27) da abertura oficial da Expoalimentaria – maior feira de alimentação e bebidas da América Latina – e do Seminário Empresarial, em Lima (Peru). Depois dos dois eventos, ele tem reunião bilateral com o ministro da Agricultura peruano, José Manuel Hernandez. 
 

Na quinta-feira (28), Maggi viaja para a Bolívia. Na capital La Paz, o ministro tem encontros com o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, César Cocarico, e com o vice-ministro de Comércio e Integração boliviano, Walter Clarems.

A delegação chefiada pelo ministro ao Peru e à Bolívia é composta pelos secretários de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Ribeiro e Silva, e de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, o coordenador-geral de Promoção de Investimentos Estrangeiros e Cooperação da SRI/Mapa, Jonathas Moreira, a coordenadora-geral interina de Promoção Comercial da SRI/Mapa, Rosilene Bandeira, o presidente da Abafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas), Luiz Roberto Maldonado, o presidente da Ceasa de Mato Grosso, Baltazar Ulrich, o senador Cidinho Santos e o deputado Adillton Sachetti.

Serviço:

Missão ao Peru

Seminário Empresarial

Data: 27/9 (quarta-feira)

Hora: 9h às 12h

Abertura Oficial da Expoalimentaria

Data: 27/9

Hora: 15h

Reunião bilateral com o ministro da Agricultura do Peru, José Manuel Hernandez

Data: 27/9

Hora: 18h

Missão à Bolívia

Reunião bilateral com o ministro de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, César Cocarico

Data: 28/9

Hora: 14h

Encontro com o vice-ministro de Comércio e Integração da Bolívia, Walter Clarems

Data: 28/9

Hora: 15h30

 

Reconhecimento do país como livre da aftosa com vacinação ajudará exportação de suínos

 

 

 

 

O reconhecimento do país como livre de aftosa com vacinação pela OIE (Organização Mundial de saúde Animal), o que é esperado para maio do ano que vem, durante a reunião anual da entidade, contribuirá para aumentar as exportações de carne suína, acredita o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A declaração foi feita pelo ministro nesta terça-feira (26), na abertura da 5ª Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo. 

Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do ministério e do Sebrae, a Semana Nacional da Carne Suína visa incentivar a população brasileira a consumir mais essa proteína animal. Neste ano, a campanha está sendo promovida em 589 lojas distribuídas em 18 estados. Participam da ação as redes Pão de Açúcar (bandeiras Extra e Pão de Açúcar), St. Marche, Oba Hortifruti e Comper.

Com a iniciativa, a ABCS também visa informar consumidores sobre os aspectos nutricionais, qualidade e saudabilidade da carne suína, proteína mais consumida no mundo. O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores mundiais de carne suína. 

Blairo Maggi destacou que o Brasil é o quarto maior produtor de carne suína, mas que exporta pouco, “em torno de 25%”.  Segundo o ministro, as vendas externas alcançam aproximadamente 700 mil toneladas de 3 milhões de toneladas produzidas anualmente. Sobre o consumo no país, disse que a associação de criadores faz essa promoção com os supermercados para colocar a carne suína em evidência.

O lançamento no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, reuniu autoridades, lideranças, produtores, parceiros e varejistas de todo o Brasil.

 
 

Artur Hugen, com Ascom/Mapa/Foto: Divulgação