Maçã brasileira tem safra marcada por frutas ainda mais saborosas

Os frutos dessa safra estão ainda mais doces devido a uma combinação favorável de condições climáticas, de alta amplitude térmica, com variações de calor intenso e frio, e o final do ciclo de colheita antes do período das chuvas

Publicado em
Consumidor vai saborear um dos melhores frutos em 2023

As maçãs que chegarão às mãos do consumidor brasileiro nos próximos meses serão marcadas pelo sabor. Finalizada a colheita de 2022/2023, tanto produtores quanto lideranças do setor têm destacado a qualidade dos produtos.

Os frutos dessa safra estão ainda mais doces devido a uma combinação favorável de condições climáticas, de alta amplitude térmica, com variações de calor intenso e frio, e o final do ciclo de colheita antes do período das chuvas.

A maçã brasileira é reconhecida pelo seu sabor mais adocicado, na comparação com a produção de outros países. Isso se deve à boa quantidade de sol que as plantas recebem. "Essa é uma característica que agrada muito aos brasileiros.

Nossa fruta é internacionalmente conhecida como mais doce na comparação com maçãs produzidas em outros países", explica o diretor-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque.

Concentrada, principalmente, nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a colheita das maçãs brasileiras é realizada entre janeiro e maio. Com isso, os produtores conseguiram encerrar as colheitas nos pomares antes das chuvas que atingiram o Sul do país durante o mês de junho.

O clima seco no período de colheita é outro fator importante para garantir a qualidade do produto.

A tecnologia de armazenamento em câmaras frias que ficam em complexos agroindustriais garante a disponibilidade do produto durante todo o ano. A maçã brasileira abastece o mercado nacional e também é exportada para mais de 40 países. Atualmente a maioria dos pomares estão localizados em Fraiburgo e São Joaquim (SC), além de Vacaria (RS).

Da redação, com informações: ABPM – Foto: Divulgação – Postado por RepórterArturHugenBrasil