AMAP e Sebrae elaboram plano estratégico para lembrar a IG e a expressão da Maçã Fuji nesta quinta-feira

Trabalhar na gestão de marca da maçã, a partir de estratégias para garantir que um produto seja lembrado pelas pessoas, visando solidificar todos os diferenciais que envolvem esta fruta tão conhecida da Serra Catarinense

Publicado em
Planejamento de Branding da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim

Será lançado nesta quinta-feira o Planejamento de Branding da IG da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. É com grande satisfação que a AMAP– Associação dos Produtores de maçã e Pera de Santa Catarina, vem convidá-lo para o evento de lançamento do projeto: Planejamento de Branding da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim, que foi realizado dia 20 de novembro às 14 horas, no Empório Coooperserra.

 A Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP), em parceria com o Sebrae (SC), reúne produtores, distribuidores, varejistas e consumidores, para apresentação do Planejamento de Branding da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da região de São Joaquim. Ou seja, trabalhar na gestão de marca da maçã, a partir de estratégias para garantir que um produto seja lembrado pelas pessoas, visando solidificar todos os diferenciais que envolvem esta fruta tão conhecida da Serra Catarinense. O evento acontece na próxima segunda-feira (23), a partir das 14h, no Empório Cooperserra.

O objetivo principal deste projeto foi tornar efetiva a elaboração de um plano de ações que tragam maior reconhecimento dos diferenciais da Maçã Fuji, detentora da Indicação Geográfica, por parte dos consumidores brasileiros, e com isto, tornar possível um ganho de competitividade em todo o território nacional. A Maçã Fuji, detentora desta IG é hoje considerada igual ou superior em qualidade, ao ser comparada com diversas outras consagradas variedades de maçãs estrangeiras.

O plano foi desenvolvido pelo consultor especialista na área comercial, marketing e vendas, Deivid Anselmo, em conjunto com a AMAP. Credenciado pelo Sebrae/SC, foi especialmente contratado pela Agência de Lages para elaborar o Planejamento de Branding da Denominação de Origem e Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A IG foi conquistada devido às condições ímpares que a maçã que a região possui, sendo única em todo o território nacional. “A fruta possui características produtivas que a fazem atingir níveis de qualidade sem iguais em todo o país”, evidencia Deivid.

Projeto complementa a IG

O Planejamento de Branding da Indicação Geográfica da Maçã Fuji é uma etapa complementar de um grande projeto desenvolvido pelo Sebrae Lages, que se iniciou com a Agente Local de Inovação (ALI) Leonice Santos e que avançou com a supervisão do gerente regional Altenir Agostini e da analista de negócios Vanessa Castanheiro. A ação se deu durante todo o ano de 2023 em conjunto com a AMAP e as entidades que participam da Associação, como a Hiragami, Sanjo, Cooperserra, Frutas de Ouro, Epagri e IFSC.

Deivid Anselmo ressalta ainda que para o desenvolvimento deste projeto foram construídas várias etapas, como estudos de mercado, benchmarking junto a outros players do mercado, pesquisas junto às empresas participantes e seus departamentos comerciais e produtivos, entre outros. “Tudo para conseguirmos elaborar um plano que seja viável de ser aplicado pelas diferentes empresas e cooperativas produtoras e ao mesmo tempo se adequar às condições e limitações produtivas regionais”, conclui.

(Da Redação, com Assessoria de Imprensa e São Joaquim Online – Foto: Divulgação – Postado por Jornalista Artur Hugen