31 de julho de 2025
Audiência Monitora Desmatamento

Monitoração do desmatamento em debate, dia 6, na Comisão de Ciência e Tecnologia

Audiência pública debate o monitoramento do desmatamento de biomas

Por Redação, com assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
O BiomaBR, criado pelo presidente do colegiado, senador Flávio Arns (PSB-PR), é um dos programas em curso para monitorar o desmatamento no Brasil Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

(Brasília-DF, 01/08/2025) A Comissão de Ciência e Tecnologia, realiza audiência pública, na próxima quarta-feira-feira (6), para debater o monitoramento do desmatamento de biomas. O BiomaBR, criado pelo presidente do colegiado, senador Flávio Arns (PSB-PR), é um dos programas em curso para monitorar o desmatamento no Brasil.

Em seu requerimento para realização da audiência, o senador paranaense, destacou a importância do sistema Prodes-Deter, em atividade desde 1988. Para Flavio Arns, a atuação do sistema permitiu a implementação de programas de combate ao desmatamento que mostraram importantes resultados, entretanto, alertou que, em 2016, a taxa de desmatamento voltou a subir.

 “A presente audiência pública visa a análise dos programas de monitoramento, para que possam apontar as movimentações necessárias para a preservação de nossos biomas e meio ambiente”, conclui. 

Convidados

Foram convidados para o evento o coordenador do programa BiomasBR do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Claudio Almeida, e o pesquisador colaborador Gilberto Câmara, além de um representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

(Redação, com Ag. Senado - assessorias – Edição: Artur Hugen)