Audiência Pública para BR-285 em Porto Alegre e o ‘Caminhos da Neve’ continua paralisado há 7 anos
Audiência pública em Porto Alegre sobre a BR-285, enquanto, o corredor logístico entre as serras gaúcha-catarinense e a região dos portos de Itajaí continua paralisada
Publicado em
(Brasília-DF, 22/09/2025) O deputado Estadual Gerson Burmann, está convocando à todos para uma importante Audiência Pública sobre a BR-285. “É uma excelente oportunidade para discutirmos as obras, avanços e desafios da Fronteira à Serra, com a presença do Superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro. A participação de todos é fundamental para fortalecermos a luta por melhorias em nossa rodovia”, destaca.
A Audiência será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, no dia 23 de setembro, com início previsto para as 9h. O Empresário Wirto Schaffer, confirmou que tem “uma boa amizade na igreja CONDE de Porto Alegre e vou convidar um grupo de homens, composto de empresários e profissionais liberais com grande trânsito com deputados, para prestigiaram a audiência pública.
Recursos
Para o coordenador do grupo da BR-285, Jaziel Pereira de Aguiar, parabenizou a vereadora Luana que está motivando a presença dos integrantes do grupo e aponta a necessidade de mais recursos para continuidade das obras.
Jaziel, também compartilha da motivação de integrantes do grupo na audiência de Porto Alegre e afirma que “as são necessários mais recursos e as empresas envolvidas são excelentes e não podemos esperar só por recursos da LOA 2026. Ainda temos várias semanas até o final do ano para fazer a obra render mais. Deputados e Senadores precisam se articular e construir soluções para remanejar mais recursos”, instiga”.
BR-438/RS
Sobre o trecho do RS, entende que o “pessoal que luta pelo trecho da Ponte das Goiabeiras até a BR-285 precisa superar a etapa da inclusão no PAC. O Ministro dos Transportes tem autorizado a publicação de editais de novas obras, mas somente quando as rodovias já estão no PAC, há vários anos, o governo federal adota o procedimento”.
Jaziel diz que “em novembro de 2024, solicitaram ao Governo gaúcho para formalizar o pedido de inclusão no PAC e isso já foi feito; O Ministério do Turismo também já formalizou. Todos os Senadores do RS e SC também já assinaram a moção para inclusão no PAC. Além do apoio institucional da Frenlogi, através do diretor Edinho Bez, o jornalista Artur Hugen está nos ajudando nessa parte da coleta de assinaturas dos deputados nas moções em Brasília.
Já pedimos ajuda para o grupo e agora estamos reforçando o pedido para que mais alguém colabore, pois ele cumpre outras atividades no Congresso Nacional e seria justo que todos colaborem financeiramente, mesmo com pequenos valores, para que o Artur possa suprir algumas despesas extras de deslocamentos, xerox, cópias, etc., e, outras despesas eventuais. Já temos 17 assinaturas de Deputados Federais e precisamos formar uma ampla maioria para protocolar as moções no Ministério dos Transportes. (Quem puder colaborar, repasse os recursos diretamente para o PIX 61983001595)
Trecho da SC-114
Referente ao trecho Catarinense, resgatamos alguns fragmentos de importantes documentos para reflexão do grupo sobre a retomada das obras da SC-114 Rota Caminhos da Neve, com a conclusão do trecho catarinense (10,3km), entre a comunidade de São Francisco Xavier e a Ponte das Goiabeiras.
“Em 26/06/2023 houve uma reunião quando ficou acordado que a SIE de SC iria terminar o trecho. Entretanto observem que já faz mais 600 dias que saiu essa decisão ou seja, há quase dois anos que ficou decidido pelo núcleo técnico do Governo de SC que iriam elaborar o orçamento dos últimos quilômetros. É de vital importância honrar os documentos ‘garimpados’ e assinados que datam de 2023, 2024 e 2025”, afirma.
Jaziel, assinala ainda que desde novembro de 2024 que a demanda de inclusão no PAC vem sendo debatida em várias instancias de governança. O governo do gaúcho já formalizou o pedido de inclusão no PAC em 21/05/2025.
O Governo catarinense enviou Oficio 0571/2025 para o Exército propondo dar início as tratativas. Em 20/06/2025 teve a Audiência Pública em São Joaquim, onde um representante do Governo de SC se manifestou que estavam em tratativas com o Exército, há vários anos o Governo Federal tem adotado o procedimento de primeiro incluir no PAC e depois publicar o edital”, diz.
“Anos de promessas e Santa Catarina tem licenças ambientas e recursos. O sistema de inteligência de mobilidade aponta para o potencial do fluxo de mais de 24 mil veículos dia, portanto necessário se faz que o governo catarinense retome as obras ainda continuam paralisadas há 7 anos.
Finalmente o coordenador do Grupo destaca que “um importante corredor logístico está se formando desde a região serrana até o litoral catarinense, onde estão localizados os portos da região de Itajaí”, enfatiza, Jaziel.
Por outro lado, o empresário Wirto Schaeffer, afirmou que “as obras seriam executadas pelo Exército Brasileiro o que deverá ser confirmado nos próximos dias”. Porém, há desafios a serem superados, pois segundo outras fontes, “o pedido inicial de recursos solicitados pelo Exército para aquisição de maquinário foi considerado muito alto e o governo catarinense analisa contratar uma empreiteira”, dizem.
Da Redação com Assessorias – Edição: Artur Hugen