PEC que restringe ação penal contra parlamentares é comemorada por Paim
A rejeição na CCJ "foi uma vitória da justiça, da democracia e da luta do povo brasileiro", destacou o senador gaúcho
Publicado em
(Brasília-DF, 25/09/2025) o senador Paulo Paim (PT-RS) em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (24), celebrou a rejeição, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, da PEC 3/2021. O projeto de emenda à Constituição, entre outras medidas, previa a restrição das possibilidades de investigação de parlamentares.
Segundo Paim a chamada "PEC da Bandidagem", foi rejeitada por unanimidade na CCJ, com 26 votos contrários. Após a fala de Paim, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, autorizou o arquivamento da proposta.
A rejeição na CCJ "foi uma vitória da justiça, da democracia e da luta do povo brasileiro". Paim enalteceu a mobilização contra a proposta que aconteceu em várias cidades no último domingo (21), destacou o senador.
“Num único dia, dia 21 de setembro, início da primavera, o povo foi às ruas protestar contra essa "PEC da Bandidagem": flores nas mãos, sua bandeira, braços aos céus, coração batendo forte, vento na cara, os tambores rufando e o povo gritando: "Enterrem, enterrem a PEC da impunidade".
O senador ressaltou que essa "foi a maior mobilização de todos os tempos da nossa geração".
“Mais de dois milhões de pessoas foram nesse grande momento. Lembra a primavera, que lembra grandes revoluções”, conclui.
(Da redação, com Ag. Senado – Assessorias – Edição: Artur Hugen)