Expolages, maior feira do agro e de negócios da Serra Catarinense, reaviva conexão aérea com São Paulo e o mundo
O evento da oficialização da conexão entre a Serra e São Paulo ocorreu em meio à realização da Expolages 2025
Publicado em
(Brasília-DF, 10/10/2025) Expolages, a maior feira de agronegócios e comerciais com o setor industrial e de serviços da Serra Catarinense, marca um momento histórico: o retorno dos voos regulares no Aeroporto Regional de Correia Pinto, (em 27 de novembro), a Gol Linhas Aéreas passa a operar a rota, com três voos semanais, reconectando a região serrana ao principal centro econômico do país.
Desenvolvimento
A Serra Catarinense ganha, assim, um elo estratégico com a maior metrópole do país, favorecendo a chegada de turistas paulistas e de outras regiões, além de impulsionar o escoamento de produtos regionais e o fortalecimento de parcerias empresariais. Para receber os voos, o Aeroporto teve ampla modernização estrutural, com melhorias no terminal de passageiros, pista, acessos e áreas de segurança, atendendo às exigências da ANAC e da Infraero.
Turismo
A nova rota aérea promete fortalecer o fluxo turístico, especialmente entre São Paulo e Lages, encurtando distâncias e valorizando o que a região tem de melhor: paisagens únicas, gastronomia típica, vinícolas, eventos rurais e o charme do inverno serrano. Com a facilidade de acesso, empreendedores locais esperam crescimento nos setores de hotelaria, gastronomia, transporte e serviços.
Expolages 2025
Com exposição de máquinas e de gado, como das raças Crioulo Lageano e Galloway, originária das terras altas da Escócia, consideradas uma ainda jovem e a outra das mais antigas e rústicas do mundo.
A raça Crioula Lageana, de longos chifres ainda persegue seu desenvolvimento genética com a mistura de outras raças europeias, enquanto a Galloway é desenvolvida e aprimorada geneticamente ao longo dos séculos em toda a Grã-Bretanha”.
A raça chegou ao Brasil na década de 1950 e atualmente, existe em diferentes regiões e municípios do país, entre eles, Caçador (SC), onde vem sendo criada há cerca de 12 anos por André Canalle, da Cabanha Dom Euclides.
Com porte robusto e aparência marcante, o Galloway é reconhecido pela sua rusticidade e pela qualidade excepcional de sua carne, considerada uma das mais macias entre todas as raças bovinas.
Estudos apontam que apresenta a menor força de cisalhamento muscular, o que resulta em cortes extremamente tenros e saborosos, com um equilíbrio ideal de gordura: nem excessiva, nem insuficiente. A expectativa é fortalecer a criação da raça e ampliar a oferta da carne Galloway, agregando valor à pecuária catarinense e brasileira.
“Estamos muito felizes com o retorno que temos recebido em Lages. A raça desperta curiosidade e encantamento, e em breve pretendemos levar ao mercado produtos com carne Belted Galloway, para que mais pessoas possam conhecer esse sabor diferenciado”, afirmou André Canalle.
Público
“Em sua segunda participação da raça na Expolages, os criadores destacam a receptividade e o interesse do público. O presidente da Associação e Sindicato Rural, Márcio Pamplona repete que a Expolages, é um dos maiores eventos agropecuários do Sul do Brasil e cumpre papel essencial na difusão de conhecimento e na valorização de novas raças e tecnologias, ao reunir criadores, pesquisadores e investidores, reforça o compromisso com a inovação, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do agronegócio regional”, conclui.
A Expolages segue até domingo, dia 12, no Parque Conta Dinheiro, em Lages, Serra catarinense.
(Da Redação, com Assessorias - Edição: Artur Hugen)