31 de julho de 2025
EDUCAÇÃO

Lula quer apoio do Congresso Nacional para criação das universidades federais Indígena e do Esporte

Presidente assina projeto para criação da Universidade Federal Indígena (Unind) e da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte)

Por Redação, com Assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
A solenidade contou com a participação de indígenas, atletas, representantes de ministérios e parlamentares - Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR

(Brasília-DF, 28/11/2025) Um momento histórico e a realização de um sonho de 525 anos de Brasil foi o lançamento do projeto de criação da Universidade Federal Indígena (Unind) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). Iniciativas inéditas, os projetos de lei assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão encaminhados ao Congresso Nacional. “Nós estamos apenas abrindo a porta e dizendo: entrem. Esse país é de vocês”, afirmou Lula.

Unind

O presidente, ao se referir a Unind destacou que se trata de uma reparação histórica. “Nós queremos que os povos indígenas sejam, tanto quanto os outros povos que vivem nesse país, tratados com respeito, com carinho, com direito a dignidade, à vida, ao trabalho, à sua cultura. Essa universidade é para isso: devolver para vocês a cidadania e o respeito. Aqueles que vierem depois de nós, daqui a alguns anos, vão ter certeza de que os povos indígenas vão viver com muito mais dignidade, com muito mais respeito, e que serão tratados com decência”, enfatizou o prsidente.

UFEsporte

Sobre a UFEsporte, o presidente disse que a “iniciativa deverá criar condições para que os atletas possam aperfeiçoar seus dons e tornar o Brasil mais competitivo. A gente não pode permitir que o esporte sobreviva por conta do milagre de cada um individualmente. A gente vai dar condições científicas e técnicas para aperfeiçoar o dom que a pessoa já tem. É isso que nós estamos fazendo quando a gente quer criar uma universidade. A gente tinha que fazer uma universidade mais ampla para pegar toda a área de esporte, formar profissionais, qualificar profissionais, para que a gente possa ser competitivo”, concluiu.

Nós queremos que os povos indígenas sejam, tanto quanto os outros povos que vivem nesse país, tratados com respeito, com carinho, com direito a dignidade, à vida, ao trabalho, à sua cultura. Essa universidade é para isso: devolver para vocês a cidadania e o respeito. Aqueles que vierem depois de nós, daqui a alguns anos, vão ter certeza de que os povos indígenas vão viver com muito mais dignidade, com muito mais respeito, e que serão tratados com decência"
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República

(Da Redação, com Assessorias – Edição: Artur Hugen)