31 de julho de 2025
VERÃO

Fiscalização na Operação Verão Total no litoral gaúcho é reforçada pela Receita Estadual

Objetivo é garantir o cumprimento correto das obrigações tributárias por parte dos contribuintes

Por Redação, com Assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
Estão previstas atividades de fiscalização no trânsito de mercadorias e de regularização dos contribuintes no litoral - Foto: Divulgação Sefaz

(Brasília-DF, 05/01/2026 A 15ª Delegacia do Trânsito de Mercadorias (15ª DRE - DTM), por determinação da Receita Estadual, intensificará as fiscalizações no litoral do Rio Grande do Sul durante a temporada de verão. A iniciativa faz parte da Operação Verão Total 2025/2026, lançada oficialmente pelo governo, em dezembro, em Tramandaí.

As ações têm por objetivo é garantir, diante do aumento da atividade econômica na região ao longo do período, o cumprimento correto das obrigações tributárias por parte dos contribuintes, fortalecendo a concorrência leal, o combate à sonegação e a economia gaúcha como um todo.  Para isso, estão previstas atividades de fiscalização no trânsito de mercadorias e de regularização dos contribuintes no litoral. No ano passado, a Receita Estadual também esteve presente nas ações do Verão Total.

Verão total

É uma proposta transversal que envolve 39 órgãos e entidades do governo do Estado para intensificar a prestação de serviços públicos em praias, lagoas e balneários gaúchos durante a alta temporada. Essa será a maior Operação Verão Total da história do Rio Grande do Sul. O Governo gaúcho mobilizou 3,3 mil servidores das forças de segurança para a Operação Verão Total.

“Nesta temporada da Operação Verão Total, o Estado aumentou o número de servidores e serviços em regiões que registram maior circulação de turistas e veranistas durante o verão. A programação da abertura demonstrou as ações com as quais a população vai poder contar até 14 de abril de 2026, quando termina a vigência do decreto, oferecendo atividades culturais, educativas e esportivas ao longo do dia, além de diversos serviços e ações para garantir infraestrutura e segurança aos veranistas”, destaca o projeto.

 

(Da Redação, com Secom-Gov-RS – Assessorias - Edição: Artur Hugen)